Como insurtechs usam smartphones e drones para revolucionar setor de seguros

Imagens, modelos 3D, cálculos com IA, prevenção de acidentes e até mesmo combate a incêndios estão entre as novas vocações dos dispositivos.

Startups estão criando soluções inovadoras para revolucionar o setor de seguros usando para isso smartphones e drones. A startup Hover é um dos exemplos. A empresa criou uma solução que permite que o usuário envie uma foto da residência, em caso de sinistro, e envie para startup por meio de um aplicativo.

Com o uso de inteligência artificial, a solução da Hover cria um modelo 3D da residência e consegue calcular as medidas da propriedade e, então, avaliar os danos ocorridos. Segundo reportagem do Valor Investe, todo esse processo é feito em minutos.

Já para avaliar estragos causados em colisão de veículos, a insurtech Tratctable desenvolveu sistema parecido, onde é necessário, somente a câmera de um smartphone para calcular o valor dos estragos.

A tecnologia da startup também recorre à inteligência artificial e a um banco de dados com dezenas de milhões de fotos de colisões para fazer a análise.

Os drones também têm sido usados por seguradoras de diversas maneiras, como é o caso da Bees360, que utiliza drones para inspeção remota de propriedades.

Nos EUA, o trabalho de monitoramento dos drones já representa um segmento inteiro, com inúmeras startups desenvolvendo soluções de monitoramento remoto. A EagleView oferece soluções baseadas em imagens de satélite.

Segundo a companhia, o banco de dados já reúne mais de 85 milhões de fotos aéreas do país, capturadas por drones.

Fonte: Valor Investe I itmidia.com (liberação de imprensa) (Blogue)