DetranRS reúne profissionais para aprimorar exames teóricos e práticos de direção

Encontro em Caxias do Sul aconteceu em 12 e 13 de fevereiro.

Cento e oitenta e nove examinadores de trânsito, profissionais de 268 Centros de Formação de Condutores e 15 ministrantes da equipe administrativa.

Para ouvir todos os envolvidos nos exames teóricos e práticos para habilitação de condutores e aprimorar o processo coletivamente, o DetranRS vem realizando uma série de encontros em todo o Estado.

Nessa segunda (25), o evento foi em Porto Alegre, reunindo profissionais da Região Metropolitana, mas já foram realizadas edições regionalizadas nos municípios de Caxias do Sul (12 e 13 de fevereiro), Passo Fundo (12 e 13 de março), Santa Maria (19 e 20 de março).

A posição do DetranRS sobre faltas que geram dúvidas, como o avanço no meio-fio ou a parada obrigatória, foi um dos temas trazidos nos encontros.  Com o ajuste de entendimentos, equaliza-se o que vai ser cobrado pelos examinadores e o que deve ser ensinado pelos instrutores nas aulas.

Questões tecnológicas, como a biometria, e o atendimento em Libras para candidatos surdos, também foram assuntos abordados.

Os encontros tem características de reuniões de trabalho onde são debatidos novos procedimentos, esclarecidas eventuais dúvidas, encaminhadas sugestões e apontamentos para análise e posterior feedback. “É um trabalho muito produtivo, que nos aproxima e possibilita compreender melhor as demandas de todos os envolvidos”, explica a coordenadora de Exames Teóricos Michele Bittencourt.

Os próximos encontros ocorrerão em Pelotas (02 e 03 de abril), Porto Alegre (08, 09 e 16 de abril) e Santo Ângelo (23 e 24 de abril).

Fonte: DetranRS