#BonsExemplos: Salvador é única cidade brasileira a cumprir meta da ONU

A gente adora ver #BonsExemplos por aí para que possamos divulgar iniciativas que valem a pena serem notadas! Uma delas é a de para Salvador, única cidade brasileira que já cumpriu a meta das Organização das Nações Unidas (ONU), dentro da Década de Ação pela Segurança no Trânsito, de reduzir em 50% o número de vítimas fatais em acidentes de trânsito.

Qual é a meta proposta pelas Organização das Nações Unidas?

É o seguinte: A ONU propôs que algumas cidades adotassem pacotes de medidas que reduzissem o tráfego e, consequentemente, o número de mortes no trânsito em 50%, em um período que começou em 2011 e vai até 2020. Como resposta, o Brasil lançou o Projeto Vida no Trânsito (PVT) que visa prevenir e vigiar os incidentes nas vias, incentivando, por exemplo, a conscientização de não misturar álcool com direção, velocidade inadequada, entre outros fatores de riscos que podem causar acidentes.

E quais foram os resultados de Salvador?

Após a implementação do projeto na capital baiana, que conta com mais de um milhão de habitantes, os resultados superaram as expectativas. Em 2017, antes do prazo estipulado pela ONU, Salvador apresentou 116 mortes em acidentes de trânsito, número que, em 2013, chegou a 239.

Isso tudo foi possível graças ao pacote de medidas adotado pela Transalvador, órgão responsável por gerir o transido na cidade baiana. Nesse pacote, foram adotadas metas de melhorias na engenharia do trânsito, projetos e ações para modernização das vias, além de melhorias na sinalização. A consequência foi a redução do tráfego e ocorrências de acidentes em determinadas vias.

O sucesso da operação é resultado de iniciativas que incluíam diversos setores como saúde, medicina do trabalho, educação para o trânsito e transportes terrestres. Esse tipo de incentivo, mais uma vez, mostra-se de extrema importância diante dos resultados apresentados pela cidade.

As iniciativas não podem parar!

Por enquanto, apenas Salvador cumpriu com as metas estabelecidas pela ONU. Isso significa que é preciso continuar investindo em projetos de conscientização da população brasileira e políticas públicas para a redução da violência no trânsito. Por aqui, também procuramos fazer a nossa parte. Uma das iniciativas é a disponibilização periódica dos nossos dados estatísticos para que eles se tornem insumos para essas iniciativas.

Fonte: Viver Seguro no Trânsito