Operação Rodovida: Ministério dos Transportes lança campanha de prevenção de acidentes nas rodovias

Se tem novidade sobre o tema trânsito, você já sabe: o Blog Viver Seguro no Trânsito te conta! E nesse post vamos falar sobre a mais nova iniciativa do Ministério dos Transportes: a edição 2019 da Operação Rodovida, campanha de prevenção de acidentes nas rodovias.

Nesse período onde muitas pessoas estão de férias e pegando as estradas, o reforço dessa mensagem é ainda mais importante, galera! Ficou curioso para conferir todos os detalhes dessa campanha? Então, vem com a gente!

A gente sabe o que tem que ser feito no trânsito. Basta fazer.

É com essa frase super forte que a campanha do Ministério dos Transportes de prevenção de acidentes nas rodovias, a Operação Rodovida, quer reforçar, neste ano, várias mensagens importantes, como o fato de não beber após dirigir, não usar o celular, sempre usar o cinto de segurança e respeitar os limites de velocidade.

Mas não é só isso pessoal! Além da publicidade, a estratégia do Governo Federal para 2019 também inclui aumento da fiscalização nas estradas, campanhas educativas e de saúde, além de melhorias na sinalização, parcerias com concessionários das rodovias, entre outros. Bem legal, não é mesmo?

Afinal, qual o objetivo da Operação Rodovida?

Realizada desde 2011, o principal objetivo da Operação Rodovida é, através de uma ação integrada com outros órgãos, reduzir a quantidade de acidentes graves nas rodovias federais e nos demais trechos críticos próximos a essas rodovias, sejam elas estaduais ou municipais.

Para isso, todos os anos, o planejamento da Operação leva em consideração estudos estatísticos para direcionar as ações de prevenção e fiscalização, tais como o levantamento dos trechos mais perigosos das estradas, além de horários e locais de maior incidência de acidentes com vítimas.

Todos juntos pelo cumprimento da Década de Ação pela Segurança no Trânsito

Sim, galera: a Operação Rodovida é uma das estratégias do governo brasileiro para que o país cumpra os objetivos da Década de Ação pela Segurança no Trânsito, lançada em 2011 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e uma das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Mas, afinal de contas, você se lembra quais são os objetivos dessa Década? Se não, a gente ajuda a lembrar: em 2011, o Brasil e outros 152 países se comprometeram a adotar medidas efetivas para reduzir em 50% o número de mortes no trânsito até 2020.

Atingir essa meta se torna super importante quando dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apontam que o custo social de acidentes – ou seja – aqueles associados aos atendimentos em hospitais e perda de produção devido às lesões ou morte chegou a R$ 12,8 bilhões apenas nas rodovias federais em 2014.

Uma coleção de resultados para serem comemorados

Você sabia que, de 2017 para 2018, as ações da Operação Rodovida levaram a uma redução de 14% no número de mortes nas rodovias federais em relação ao ano anterior? É isso mesmo! De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), através dessa redução, já foi possível gerar uma economia equivalente a R$ 106 milhões, somente durante o período da Operação.

Através da Operação Rodovida, o objetivo principal do Ministério dos Transportes é fazer com que os acidentes de trânsito sejam cada vez mais reduzidos. Ficou curioso para saber mais sobre a Operação? É só  acessar o site do Ministério dos Transportes. http://www.transportes.gov.br/rodovida.html

Fonte: Viver Seguro no Trânsito