Oficina – A primeira impressão é a que fica

Como saber se a oficina é confiável para deixar seu carro logo na primeira visita.

Sempre que o carro precisa de uma revisão ou de uma avaliação de alguma coisa estranha, as pessoas dizem: “leve em um mecânico de confiança”.

Mas como é que a gente consegue saber se ele é confiável mesmo? Você precisa ficar atento a alguns fatores logo na sua primeira visita.

Às vezes, a primeira impressão é a correta.

A gente bateu um papo com o superintendente do IQA (Instituto da Qualidade Automotiva), Mário Guitti, para ajudar nessa tarefa.

  1. Organização

Nesse caso, a primeira impressão é decisiva. Funcionários uniformizados, itens bem arrumados, espaço limpo, layout definido e produtos organizados ajudam a dar confiança. Segundo Mário, também é importante ver alguns detalhes: se a oficina possui elevadores automotivos, faixas de sinalização no chão e ver como as ferramentas são guardadas. “Coisas jogadas são sinal de desperdício”, explica o especialista.

  1. Atendimento

Quem não gosta de ser bem tratado, não é mesmo? Observar o cuidado que os funcionários têm com o cliente é essencial, já que é um reflexo de como vão tratar seu carro. É legal que o mecânico saiba te mostrar e explicar com clareza o defeito ou qual é a manutenção necessária. Para isso, ele precisa ter pelo menos uma prancheta durante o atendimento para anotar seus dados e um resumo do que está observando no veículo.

  1. Espaço

Ter uma recepção, banheiros limpos e até mesmo um espaço para servir café são pontos positivos. Tudo isso é um reflexo de quem dirige a oficina. Fique atento também se o lugar trabalha com sistema informatizado de cadastro e orçamentos, pois é um sinal de que o lugar está bem preparado pra te ajudar.

Além disso, é importante verificar onde os serviços são realizados. Uma pintura, por exemplo, não pode ser feita ao ar livre para não prejudicar a qualidade. O ideal é ter um lugar específico para cada tipo de reparo.

  1. Capacitação

Confira se os funcionários estão atualizados na formação profissional, principalmente porque os modelos novos são equipados com muito mais comandos eletrônicos. Vale “sondar” o mecânico, perguntando como ele aprendeu a mexer em carros, por exemplo. “Ele precisa entender qual é o problema e ter os equipamentos certos para diagnóstico”, explica Mário.

  1. Peças

A troca de peças é um dos serviços mais comuns em oficinas mecânicas. A recomendação é sempre optar por itens originais, mas, se precisar de uma alternativa mais acessível, é bom conferir a procedência da peça. Uma dica do superintendente do IQA é ver se ela possui o selo de certificação do Inmetro, principalmente pra itens de segurança.

  1. Preço

Na hora de fazer o orçamento pela primeira vez, é importante comparar os preços com outros lugares, assim você sabe se o valor é realmente justo. Segundo Mário, também é bom dar uma olhada em outras opções mesmo quando você leva o carro em uma oficina indicada. Afinal, o que importa é a confiança que você sente no serviço.

Fonte: Cesvi Brasil – Isabella Sarafyan