Porto Alegre teve 963 carros roubados ou furtados em junho, segundo Sindicato das Seguradoras do RS

Número de carros roubos cresce em Porto Alegre durante o mês de junho.

Número é maior do que em capitais como Rio de Janeiro, Salvador e Belo Horizonte. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, o aumento de roubos e furtos de veículos na capital gaúcha foi de 21,28%.

Porto Alegre teve 963 carros roubados ou furtados em junho, conforme dados do Sindicato das Seguradoras do RS (SindSeg). O número é maior do que em capitais como Rio de Janeiro, Salvador e Belo Horizonte. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, o aumento de roubos e furtos de veículos na capital gaúcha foi de 21,28%.

Por outro lado, o Rio Grande do Sul foi o estado que teve o maior índice de recuperação de carros roubados ou furtados no país. Em junho, 74% dos veículos foram devolvidos aos donos pela polícia. O delegado Joel Wagner destaca a recente Operação Barão, que prendeu 34 pessoas e desarticulou um esquema de roubo de automóveis para venda de peças.

“Com certeza terá reflexos na diminuição do número de roubo de veículos, porque esses indivíduos, pela quantidade de peças oriundas de carros roubados, da para ver que o cara que faz o roubo na rua não vai ter para quem passar”, explica.

Os roubos de carros impactam diretamente no preço dos seguros. O sindicato do setor considera junho um mês atípico, e acredita que os roubos vão diminuir.

“A venda fica mais difícil na medida que a gente tem preços mais elevados no mercado. Então, além de estar otimista, a gente espera que estes índices melhorem para que a gente consiga penetrar no mercado de uma forma mais contundente, vendendo mais seguros”, afirma o vice-presidente do SindSeg, Alberto Muller.

O empresário de futebol Alexsandro Peres conta que teve o carro roubado neste ano, um susto que é difícil de esquecer. “Baixei a cabeça e levantei, eles estavam atravessando a rua, me pararam, cortaram minha frente e desceram armados, pedindo para eu descer. Desci, dei a chave e fugiram com o carro”, relata.

Com a ajuda da polícia, Peres conseguiu recuperar o veículo. Mas, mesmo depois do trauma, não tem condições de pagar um seguro.