Quantas vezes você coloca sua vida em risco por semana?

Todos os dias nos preocupamos com a violência urbana e procuramos tomar cuidado, evitando lugares perigosos e práticas como expor celulares e relógios caros. É fato: naturalmente, estamos atentos a qualquer situação de risco.

Entretanto, nos esquecemos que todos os dias, também corremos risco de vida no trânsito. A violência no trânsito mata tanto quanto as armas, deixando muito mais vítimas com sequelas, inclusive, com invalidez permanente.

Praticamente todos os acidentes poderiam ser evitados caso refletíssemos mais sobre o valor da vida. Será que a pressa de correr entre os carros para chegar antes do outro lado ou acelerar para evitar o sinal vermelho é mais importante do que cuidarmos do nosso bem mais precioso?

Naturalmente, uma bala perdida pode nos surpreender, mas será que precisamos nos submeter à roleta russa da violência do trânsito com tanta frequência como fazemos diariamente?

Por isso, é importante refletir sobre o número de vezes na vida em que você, seus familiares e amigos já passaram por algum momento de risco no trânsito, seja como pedestre, condutor ou passageiro. Não há nada mais importante que viver e deixar viver. Urgente é viver, o resto pode esperar.

Gostou do artigo? Clique aqui para conhecer o site do SOS Estradas, um programa que visa reduzir os acidentes e aumentar a segurança nas rodovias.

Fonte: Viver Seguro no Trânsito por Rodolfo Rizzotto, Coordenador do SOS Estradas