Como a Engenharia de Tráfego ajuda a melhorar o trânsito

Com o caos do trânsito das grandes cidades, a gente sabe que é difícil acreditar que existe toda uma ciência por trás do tráfego. Mas é isso aí, galera: cada pedacinho do trânsito da cidade é pensado e você é o elemento principal dessa circulação. Já ouviu falar em Engenharia de Tráfego ou em Engenharia do Trânsito? Se a sua resposta a essa pergunta for não, então, esse post é para você. Fique ligadinho!

A Engenharia de Tráfego é um importante ramo da Engenharia no setor de transportes, prevista no Capítulo VIII do Código de Trânsito Brasileiro, o famoso CTB, em seu artigo 91. Em termos mais simples, trata-se de uma área que tenta solucionar questões que envolvem a operação, o planejamento e o controle do tráfego.

É importante que o fluxo e a circulação de veículos e de pessoas aconteça de maneira segura e ágil, por isso, eles atuam em soluções para quando o trânsito está congestionado ou há interrupção do fluxo, garantindo segurança, comodidade e rapidez. Olha quanto amor nessa atividade!

Como ela contribui para o trânsito brasileiro?

Uma das principais contribuições da Engenharia de Tráfego se reflete num problema super comum nas grandes cidades: a diminuição dos congestionamentos. Para isso, as cidades brasileiras contam com o chamado CET, sigla para Companhia de Engenharia do Tráfego. Os CETs são responsáveis por operar e implantar tecnologias para o controle de tráfego e, muitas vezes, contam com a ajuda da população que indica os lugares mais congestionados ou que apresentam algum tipo de interrupção. O resultado disso? Impacto positivo para todo mundo!

O que tem a ver com a Legislação de Trânsito?

Todos os projetos e operações realizados pela Engenharia de Tráfego estão diretamente ligados à criação das regras de trânsito no país, pessoal. Quer saber como? As resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) são definidas em conjunto com diversas Câmaras Temáticas, compostas, em geral, por especialistas em Engenharia de Tráfego. E a gente sabe que, nada melhor do que especialistas para dizer o que o trânsito precisa, não é mesmo?

Neste post, nosso objetivo é mostrar para você que a Engenharia de Tráfego, em conjunto com a educação e a fiscalização, sustenta o trânsito, proporcionando mais segurança nos deslocamentos. No entanto, não é somente essa área a responsável pela segurança dos condutores de veículos automotores e dos pedestres. É também necessário que todos tenham consciência ao se locomover nas vias, afinal, nós somos o trânsito.

Fonte: Viver Seguro no Trânsito