Fogos de outubro na Califórnia motivam pedidos de indenizações de milhões de dólares

Mais de nove mil milhões de dólares (7,6 mil milhões de euros) foram reclamados às seguradoras pelas consequências dos fogos que devastaram, o norte da Califórnia há dois meses, anunciou esta quarta-feira o principal regulador dos seguros estadual.

Aquela quantia corresponde a pretensões de indenização de estragos em ativos, que incluem residências, instalações empresariais, automóveis e outros, apresentados junto de 260 companhias de seguros até 01 de dezembro, afirmou o comissário dos Seguros, Dave Jones.

Este valor está acima das estimativas de perdas de 3,3 mil milhões de dólares, que Jones adiantara no final de outubro. Previu agora que o valor não deve subir de forma significativa.

Os fogos florestais que devastaram o norte da Califórnia foram os mais mortíferos na história deste Estado norte-americano.

“Isto representa um dos mais devastadores episódios de fogos na história da Califórnia em termos de perdas seguras”, disse Jones à Associated Press. “E por trás destes números impressionantes estão histórias pessoais de tragédia e perda, e 44 indivíduos cujas vidas foram perdidas”, acentuou.

As pessoas apresentaram pretensões para serem ressarcidas, no todo ou em parte, por perdas em mais de 18 mil casas, muitas das quais no condado de Sonoma County, onde um incêndio destruiu vários bairros.

Existem ainda pretensões a receber indenizações relativas a 2.300 instalações empresariais, cerca de cinco mil automóveis e 650 outras respeitantes a outros ativos, incluindo embarcações.

Jones avançou que o Estado tinha ajudado, pelo menos, duas mil pessoas com questões ou problemas associados aos seguros.

Apesar das perdas elevadas, ocorridas num curto período de tempo, Jones garantiu que estava “fora de questão” que os seguradores estivessem com problemas de liquidez para pagar as indemnizações.

Fonte: SIC Notícias