OAB/SP promove simpósio sobre Seguro de Pessoas

Presidente do Grupo Nacional de Trabalho de Seguro de Pessoas da AIDA Brasil, o advogado Ayrton Pimentel será o palestrante do simpósio “Conversando sobre o Seguro de Pessoas”, que acontecerá no dia 10 de novembro, das 09h às 12h30, na sede da OAB/SP Jabaquara (Rua Afonso Celso, 1200, – Vila Mariana), em São Paulo.

O evento é uma realização da Comissão de Direito Securitário da OAB/SP Jabaquara e tem como objetivo apresentar e debater os aspectos relativos ao Contrato de Seguro de Pessoas, que, por não terem um tratamento unânime na interpretação jurisprudencial, têm causado polêmica aos segurados, gerando novos desafios aos advogados.

“O simpósio é um evento idealizado para agregar conhecimento técnico e prático aos participantes. Para isso foi organizado e estruturado para permitir satisfatório desenvolvimento da matéria pelo palestrante e possibilitar adequado esclarecimento do público participante, por meio de questionamentos e debates”, explica Nei Vieira Prado Filho, membro da Comissão de Direito Securitário da OAB/SP Jabaquara, do IBDS e do Grupo de Estudos de Seguros de Pessoas da AIDA Brasil.

Ele destaca que a palestra abordará aspectos gerais e específicos da indicação de beneficiário e suas consequências, “inclusive da ausência de indicação, tratando das mais tormentosas para os envolvidos”.

Prado Filho diz ainda que a apresentação esclarecerá os critérios de interpretação da cláusula beneficiária, lastreados em aspectos fáticos e jurídicos, revelando a importância da boa orientação ao segurado a respeito, a permitir uma consciente tomada de decisão sobre a indicação beneficiária.

Para o advogado, a participação dos Corretores de Seguros é fundamental. “É o Corretor de Seguros quem orienta o segurado a respeito do seguro, seus direitos e obrigações, e quem pode esclarecê-lo sobre a indicação beneficiária e suas consequências.

É importante o Corretor estar sempre atualizado, mas mais que isso, especializar-se continuamente, para bem atender seu cliente, acompanhar o processo de regulação do sinistro e conhecer as questões tal como postas perante o Poder Judiciário”, enfatiza.

As inscrições para o simpósio “Conversando sobre o Seguro de Pessoas” estão abertas e podem ser realizadas em http://www.oabjabaquara.org.br/evento/simposio-conversando-sobre-o-seguro-de-pessoas/. O ingresso é 1 kg de alimento não perecível.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail comunicacao@oabjabaquara.org.br ou pelo telefone (11) 5594-6125.

Fonte: CQCS | Ivan Netto