Seguradora conta com diferencial em processos de sinistros

Andreia de Cassia Garcia Paterniani é formada em Processamento de Dados, com Pós-Graduação em Administração de Empresas pela FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado) e com especialização em Estratégia de Negócios Internacionais pela FGV. A executiva conta com mais de 20 anos de experiência na área de seguros, especialmente em Sinistros, implantando diversos processos de inovação tecnológica em serviços e estratégia de atendimento personalizado aos clientes e corretores. Durante a carreira também já ocupou a liderança em carteiras como Transportes, Afinidades e áreas como Salvados e Resseguros.

Andreia de Cassia Garcia Paterniani conversou com o CQCS e falou sobre a área de Sinistro da seguradora e suas novidades. Confira!

Qual sua avaliação do mercado de seguros? O atual cenário político-econômico impôs alguns desafios para o mercado. Ainda assim, a perspectiva é de que o setor de Seguros vai crescer em 2017. É claro que esse crescimento deve ser menor do que observamos desde 1994, mas ainda assim, mesmo que não atinja os dois dígitos percentuais, será muito superior à meta de 0,34% de crescimento do PIB, estimada pelo Banco Central. A perspectiva da Sompo é de alcançar crescimento de 14% em 2017. Cheguei à companhia já tomando conhecimento dos muitos projetos em andamento para dar suporte a esse crescimento.

Quais os principais desafios em gerir a área de sinistro da Companhia? A área de sinistros da Sompo conta com uma equipe numerosa. Isso porque esse é um setor que tem de atender a todos os ramos de seguros. A Sompo faz um trabalho bastante significativo em sua comunicação interna no sentido de integrar e engajar seus colaboradores em suas políticas e práticas. A companhia quer ser reconhecida como a seguradora com as melhores soluções em seguros. E o foco na qualidade do serviço prestado ao cliente é essencial nesse processo. Isso só é possível com uma equipe de colaboradores focada nesses objetivos. Nós orientamos nossa equipe a realizar as tarefas do dia a dia e tomar as decisões, pensando em solucionar da melhor maneira possível, as necessidades dos corretores e segurados. Afinal, a área de Sinistros tem de tratar do momento em que o segurado está mais sensível, porque passou pela experiência que levou ao sinistro. É claro que a companhia tem metas bastante desafiadoras de crescimento nos próximos anos. Para isso, também acompanhamos o crescimento da companhia, mas sempre sem perder a atenção no cliente.

Por favor, deixe uma mensagem aos corretores de seguros. A Sompo tem a política de Portas Abertas como sua característica mais conhecida. Continuamos com essa política. Mas agora nossas portas agora são muitas. Já extrapolamos a fronteira das portas físicas. Isso porque nossos investimentos são para que possamos trazer inovações que abram as diferentes portas e que façam com que o contato com o corretor seja imediato. As novidades que já implementamos e as que estão por vir vão tornar os processos mais ágeis, vão facilitar aos corretores a gestão de seu dia a dia junto à seguradora, mais imprimir condições para que o corretor possa ser mais assertivo no atendimento de seus clientes, entre outras vantagens.

Fonte: CQCS