SulAmérica divulga lucro de R$ 209,2 milhões no semestre, queda de 10%

A SulAmérica divulgou lucro líquido de R$ 80,6 milhões no segundo trimestre de 2017 e de R$ 209,2 milhões no primeiro semestre. A receita operacional líquida foi de R$ 4,4 bilhões no trimestre, 5,7% superior ao segundo trimestre de 2016, e de R$ 8,6 bilhões no acumulado do ano, 7,6% acima do registrado no mesmo período do ano anterior, segundo dados divulgados pela empresa nesta quinta-feira.

Segundo o grupo, o segundo trimestre habitualmente reflete efeitos de sazonalidade, especialmente no segmento de saúde. Desse modo, a sinistralidade mais alta deste segmento impactou negativamente nosso desempenho operacional no período que, por outro lado, apresentou ganhos em despesas administrativas e custos de comercialização. Além disso, acrescenta, como já era esperado para este trimestre, a taxa básica de juros (Selic) média mais baixa implicou em uma menor contribuição do resultado financeiro.

O lucro líquido no segundo trimestre foi 36,3% inferior ao registrado no segundo trimestre de 2016, que fora um segundo trimestre recorde para a SulAmérica.

No acumulado dos seis primeiros meses, o lucro líquido apresentou redução de 10% em relação a 2016. Nosso retorno sobre o patrimônio médio (ROAE) foi de 13,5% nos últimos doze meses. O índice combinado chegou a 102,9%.

O seguro saúde e odontológico manteve um bom ritmo de vendas novas e uma estratégia de retenção de portfólio acertada, informa. “Isso nos permitiu continuar apresentando crescimento na base de segurados. Com isso, encerramos o trimestre com crescimento importante de receitas nos planos coletivos, além do bom desempenho apresentado pelos planos administrados”, comenta Gabriel Portella, presidente da SulAmérica, em nota.

Os planos odontológicos continuaram apresentando desempenho relevante tanto em receitas quanto em número de membros segurados, com aumentos de 16,4% e 6,4%, respectivamente, em relação ao 2T16.

O desempenho dos seguros de automóveis começa a mostrar sinais de recuperação, registrando crescimento de receitas e melhora na sinistralidade em relação ao 1T17. O segmento, porém, segue impactado por elevada taxa de freqüência de furto e roubo de veículos em várias regiões do Brasil e uma lenta recuperação na venda de veículos novos.

Nas outras linhas de negócios, o grupo destaca o bom resultado no segmento de massificados, que apresentou crescimento relevante de receita e sinistralidade em queda, além do crescimento dos prêmios de seguros de vida e das receitas de capitalização.

Resultado Trimestral – 2o trimestre de 2017

1 Receitas totais de R$ 4,4 bilhões (+5,7%) no 2T17 e R$8,6 bilhões no 1S17 (+7,6%)
2 Lucro líquido de R$ 80,6 milhões no 2T17 e R$ 209,2 milhões no 1S17
3 Índice de despesas administrativas atinge 8,4% da receita, com ganho de 0,6 p.p.
4 Carteira de beneficiários de saúde e odonto ultrapassa 3,0 milhões (+2,7%) de vidas
5   Retorno sobre o patrimônio líquido médio de 13,5% nos últimos doze meses

Fonte: Sonho Seguro