Porto Alegre, Rio, BH ou Curitiba: adivinhe onde o seguro é mais caro

Apólice em Porto Alegre chega a ser 43% mais alta em alguns veículos.

O Rio de Janeiro certamente tem níveis de insegurança muito mais alto que Porto Alegre e o valor do seguro de veículos contra roubos é bem maior na capital carioca. Se você pensa assim, é melhor acordar para a realidade.

Em uma pesquisa feita este mês pela Corretora Bidu, uma das mais conceituadas do país, a capital gaúcha é a que tem a apólice mais cara – só perde para São Paulo. Em alguns casos, os gaúchos são obrigados a pagar, pelo mesmo carro, 43% a mais que os cariocas.

A pesquisa tomou como base os 10 carros mais vendidos do país no mês de janeiro e, para obter o preço médio, foram consultadas ao menos seis corretoras. Todos os modelos têm apólice mais cara no Rio Grande do Sul.

E justamente os dois carros mais caros da lista, Toyota Corolla e Honda HR-V, são os que apresentam a maior diferença de preço. O “menos caro” no RS é o VW Fox – mesmo assim, o valor médio ficou 28,5% acima do Rio de Janeiro.

Pelos números da Bidu, todos os carros têm preços mais altos na capital gaúcha em relação a Belo Horizonte, Curitiba e Brasília. O seguro de um HB20 na Capital Federal tem preço médio de R$ 1.984,05, enquanto em Porto Alegre o proprietário terá de desembolsar R$ 3.413,60, um aumento acima de 72%.

O preço de um seguro é formado por um monte de variáveis do condutor e do veículo. O cruzamento dessas variáveis leva a um valor que tem de cobrir o risco de segurar.

Como na pesquisa o perfil do condutor é o mesmo, o que muda é que a gente está vendo cidades que mostram mais riscos, normalmente associados ao roubo, para as seguradoras – explica a coordenadora de marketing da Bidu, Marcella Ewerton.

Economistas não chegam a um consenso sobre que Estado vive situação financeira mais complicada, RJ ou RS. Porém, em um ponto, o Rio Grande do Sul leva um título nacional não desejável: campeão de impostos altos. Essa carga tributária mais alta pesa para que os preços sejam mais altos em Porto Alegre.

Imposto mais alto em cima do preço de uma peça ou de serviço também aumenta o valor do seguro. Algumas praças realmente têm carga bem diferente de outra – admite Marcella.

Na comparação entre Rio e Porto Alegre, Corolla foi o carro com mais discrepância de preço: 43,5% a mais para os gaúchos

A coordenadora de marketing ressalta que, mesmo dentro das mesmas cidades, a variação de uma seguradora para outra é muito grande.

Vale muito a pena procurar, fazer a pesquisa em mais de uma seguradora, não só pelo preço. Os benefícios mudam muito. Costumados dizer que o seguro é um produto extremamente customizado, pode mudar completamente de uma empresa para outra em benefícios como guincho e carro reserva – exemplifica.

Fonte: Zero Hora