Mercado segurador se manteve estável em 2013

Seguros de property tiveram uma redução próxima a 10% na maioria das renovações, devido ao aumento da concorrência e da capacidade e pelos aceitáveis índices de sinistralidade
O mercado segurador da América Latina e Caribe se manteve estável durante o ano de 2013, com a maioria dos países oferecendo taxas de seguros fixas ou em declínio, de acordo com o último relatório de seguros da série Marsh Risk Management Research: “Perspectivas do mercado segurador na América Latina e Caribe 2014”.
Além de contar com prêmios estáveis ou em declínio, os segurados continuarão a se beneficiar do fato de que as seguradoras locais e internacionais estão oferecendo produtos adicionais e capacidade suficiente às crescentes economias latino-americanas. Tal fato, aliado ao compromisso geral das seguradoras, tem ajudado a manter as taxas de seguros estáveis, mesmo quando a demanda da cobertura em algumas linhas registrou um aumento considerável.
De acordo com Ricardo Brockmann, CEO da Marsh para América Latina e Caribe, é esperado que o mercado segurador continue oferecendo taxas de seguros estáveis e soluções inovadoras para as crescentes economias latino-americanas, assim como capacidade suficiente para apoiar as empresas da região em sua expansão internacional” diz.
Em linhas gerais, os programas de Danos Materiais (Property) tiveram uma redução próxima a 10% na maioria das renovações, devido ao aumento da concorrência e da capacidade e pelos aceitáveis índices de sinistralidade; enquanto que nos programas de Danos Pessoais (Casualty) as taxas permaneceram estáveis com ligeiro declínio.
A cobertura para Linhas Financeiras representa os principais desafios para o mercado segurador, com taxas em alta na maioria dos países. A Venezuela continua enfrentando grandes problemas com os segurados, com as taxas em ascensão na maioria dos ramos. As empresas do Peru também têm visto subir os preços nas diferentes linhas de produtos.
A regulação governamental é sem dúvida o principal desafio que o mercado segurador da região enfrenta, especialmente em países como México, Colômbia e Venezuela, onde o governo controla importantes segmentos da indústria. Este fato tem dado lugar a um aumento nos níveis de incerteza e a uma falta de capacidade em alguns ramos. No entanto, a maioria dos governos da região adotou uma abordagem mais contida nas mudanças legislativas e regulamentares.
Para Thomas Andersson, líder das práticas de Property e Placement da Marsh Brasil, o Brasil está enfrentando uma mudança em seu mercado, com o aumento da concorrência entre as seguradoras e o excesso de capacidade, o que poderia conduzir a um declínio nas taxas ao longo de 2014. “O atual endurecimento da legislação e os procedimentos regulamentares também deverão contribuir para um ambiente mais dinâmico, como apontado nas tendências de linhas de negócios individuais do último relatório sobre o mercado de seguros na América Latina produzido pela Marsh”, afirma.
Fonte: Conteúdo Comunicação