Dez dicas para evitar roubo e furto de veículos

 

Para auxiliar os motoristas que convivem com o crescimento das ocorrências de roubo e furto de veículos no Grande ABC, a Porto Seguro (www.portoseguro.com.br) reuniu dez principais dicas para prevenção desses incidentes, listadas abaixo.

 

Conforme os dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, só nos meses de janeiro e fevereiro foram registrados mais de 2.100 casos de automóveis roubados ou furtados nos municípios de Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul.

 

Segundo o diretor de Auto da Porto Seguro, Marcelo Sebastião, “os problemas com roubo e furto de veículos são uma realidade, o que faz crescer a importância da prevenção”, afirma. “Trata-se de diminuir a probabilidade de problemas, a partir de orientações simples e da atenção dos motoristas”.

 

Confira as dicas da Porto Seguro:

 

1. Muitos ladrões estouram o vidro ou painel do carro para levar itens como CD/mp3 player, celular, bolsa, notebook e até cadeirinha infantil. Evite deixar objetos de valor à vista.

 

2. Roubos e furtos podem acontecer a qualquer momento, inclusive pela manhã. Fique atento, independentemente do horário.

 

3. Procure alternar seus trajetos, quando possível. E evite colocar em seu automóvel adesivos que identifiquem seus vínculos com faculdade, família, condomínio etc.

 

4. Com o automóvel parado, evite aguardar alguém com o motor ligado e ficar estacionado em ruas de pouco movimento.

 

5. Evite colocar ou retirar objetos do automóvel, com as crianças ainda dentro do veículo.

 

6. Ao estacionar, não é aconselhável ficar conversando dentro do veículo. A distração transforma as pessoas em vítimas fáceis.

 

7. Se o pneu furar em um local perigoso e ainda estiver em condições de rodar, continue a dirigir até encontrar um local seguro para parar. Caso tenha seguro, solicite a assistência da empresa.

 

8. À noite, em semáforos, fique atento ao retrovisor e mantenha o veículo a uma distância razoável do carro da frente, para facilitar a saída em caso de emergência. Películas para os vidros e equipamentos de segurança, como travas, rastreadores e alarmes, tendem a aumentar a sua segurança.

 

9. Evite deixar o veículo estacionado na rua, principalmente durante a madrugada.

 

  1. Se abordado, mantenha a calma. Não hesite em entregar o veículo, pois mesmo que seja importante para você, sua vida e segurança devem ser colocados em primeiro lugar.

 

Fonte: RAF