Seguros vão crescer 20% neste ano, diz Santanna

O mercado de seguros tem aumentado a sua importância na economia brasileira. Atualmente, ele representa 3,5% do Produto Interno Bruto (PIB) e poderá chegar a 7%, até 2015. Segundo o superintendente da Susep (Superintendência de Seguros Privados), Luciano Santanna, neste ano o segmento deverá atingir 20%. O resultado é considerado bem acima das projeções, que eram de 10%. “Esse otimismo permanece para 2013”, afirmou ele, durante participação na oitava edição do Brasil de Ideias, promovido pela Revista VOTO, com o patrocínio da Capemisa Seguradora. Na apresentação, Santanna lembrou que a Susep como uma autarquia exerce funções de fiscalização, mas também de proteção ao cliente. Neste sentido, lembrou que o mercado de previdência privada está em crescimento substancial. Os seguros de veículos também registram aumentos consideráveis. Para potencializar o mercado, ele destaca a importância dos grupos de trabalho, que estão discutindo maneiras de qualificar o setor e atualizar a sua legislação. As novas regras para as pequenas empresas são exemplos dessa temática. Para o presidente da Capemisa Seguradora, José Augusto da Costa Tatagiba, aproveitando este momento favorável do setor, a empresa está expandindo os seus negócios. Além da atuação na área de seguro de vida, a Capemisa deverá ingressar nos resseguros. Outra ideia é a construção de produtos voltados à classe D, que tem potencial de crescimento grande. A Capemisa está presente em todas as capitais do país e conta com 650 funcionários e mais 4 mil corretores autônomos. Segundo o presidente do Sindicato dos Corretores de Seguro do Rio Grande do Sul (Sincor-RS), Celso Marini, o crescimento do mercado está diretamente ligado ao amento do poder aquisitivo da população, que passou a investir mais em seu conforto. Ele explicou que cresceu ainda a conscientização das pessoas sobre o assunto. Atualmente, o Rio Grande do Sul é o quarto maior produtor de seguros, ficando atrás de São Paulo, que lidera o ranking, Rio de Janeiro e Minas Gerais. (Revista Voto)