Dano elétrico: o que observar na inspeção de risco e na regulação de sinistro I/II

Compartilhar nas redes sociais
  1. a) Inspeção de Risco:
  • Instalações residenciais e comerciais:

Comece verificando o quadro do medidor (es). O disjuntor lá instalado se permite a entrada de uma, duas ou três fases. Se há alguma “ponte” entre as instalações e outros medidores e o estado quanto a limpeza do local.

Dirija-se ao CD ou CD’s (centro de distribuição) e verifique a distribuição dos disjuntores, suas capacidades, arranjo e fixação.

Poder-se-á Ter uma ideia se os circuitos a seguir estão adequadamente protegidos, e se as tomadas estão bem distribuídas ou estão sendo carregadas com plugues do tipo “T”, que são normalmente perigosos a uma instalação e aos equipamentos a ele ligados.

Se houver dúvida quanto à idade da instalação ou seu estado, abra uma das tomadas ou interruptores e examine o tipo de fio lá posto. A rede de iluminação deverá ser objeto de verificação quanto ao seu estado bem como instalações de ar condicionado.

Quanto a rede elétrica se está aparente isto não é normal em instalações residenciais ou comerciais, indicando ampliações fora de padrões técnicos.

  • Instalações industriais:

Comece solicitando as plantas e diagramas elétricos, memorial descritivo das instalações se a inspeção for de caráter rigoroso. Verifique se a instalação possui sub-estação de transformação, se há transformador de reserva ou a instalação está sendo utilizada no limite de sua capacidade. Verifique se há gerador de emergência.

Quanto a rede elétrica está poderá estar aparente, mas adequadamente distribuída em calhas ou outros sistemas de fixação e apresentando um arranjo organizado.

Verifique os quadros de comando dos diversos tipos de equipamentos quanto a presença de umidade e poeira, pois tal presença indica descaso com manutenção e pode provocar o aparecimento de arco elétrico causando curto circuitos.

Verifique também os circuitos que alimentam os motores elétricos se estão adequadamente protegidos bem como os próprios motores se possuem a sua proteção. A rede de iluminação deverá ser alvo de verificação quanto a seu estado e interferência com outros equipamentos elétricos.

É evidente que as providências acima não esgotam o rol de verificações, mas sem dúvida são fundamentais. Por fim, a norma NBR 5410 deve ser a base para uma verificação quando a vistoria for rigorosa e se for solicitada a atenção especial por parte da seguradora.

Fonte: Inspeção de Risco e Regulação de Sinistro – Antonio Mario Bestetti- FUNENSEG

Mario Bestetti / Corretor de Seguros, Instrutor ENS, Perito Judicial

https://www.youtube.com/channel/UCCwuC5T5O1Q_UcAm72aP-rw