Causas estruturais dos acidentes causados pelos ventos

Compartilhar nas redes sociais

Do ponto de vista estrutural encontramos seis causas:

  1. Falta de ancoragem seja das telhas nas terças, seja destas na estrutura do telhado, ou seja, nas tesouras. Também é observado inexistência de fixação das tesouras no restante da estrutura.
  2. Também um contraventamento (sistema de reforço para a estrutura do telhado) insuficientes de paredes e telhados pode levar a estrutura ao colapso, principalmente estruturas de madeira e metálicas.
  3. Em alguns casos o problema está no dimensionamento insuficiente causando a flambagem (instabilidade elástica de uma peça metálica) das treliças metálicas de pavilhões.
  4. Fundações inadequadas. Ocorre quando a fundação não tem o peso ou a profundidade necessária, para junto com o terreno, resistirá força ascensional causada pelas altas sucções que surgem em certos telhados, podendo, portanto, a força ascensional ser superior ao peso próprio da estrutura.
  5. Paredes inadequadas. As paredes podem tombar por ser fraca a argamassa ou, no caso de grandes painéis, por não terem uma estrutura em concreto ou metálica que lhes dê estabilidade.
  6. Deformabilidade excessiva da edificação. Uma estrutura muito deformável pode causar fendas nas paredes e danos às esquadrias e/ou vidros que podem se romper. Estas deformações podem ser por flexão, cisalhamento ou torção.

Mais informações quanto a estes e outros assuntos de seguro e análise de sinistros, clique no link abaixo e bom estudo.

Fonte: Acidentes causados pelos ventos. Autor Joaquim Blessmann. 2001.

Mario Bestetti / Corretor de Seguros, Instrutor ENS, Perito Judicial

https://www.youtube.com/channel/UCCwuC5T5O1Q_UcAm72aP-rw