DetranRS apresenta sistema de desmanches e site Peça Legal em evento de segurança pública

A regulamentação das empresas de desmanches e as ações complementares que ajudaram a despencar o furto e roubo de veículos no RS.

Esse foi o case de inovação apresentado pelo DetranRS no Connex 2024, evento internacional de segurança pública, que acontece em Pelotas de 13 a 15 de março.

O encontro reuniu gestores públicos, organizações do terceiro setor, instituições de ensino, empresas e sociedade para compartilhar e promover melhores práticas em segurança pública e prevenção às violências.

Em duas participações na quarta (13) e quinta-feira (14), o diretor do DetranRS Rafael Mennet contou como a regulamentação da atividade de desmanche de veículos ajudou a derrubar em 80% os índices de roubos de veículos no Estado.

“O Rio Grande do Sul foi o pioneiro na regulação da atividade, antes mesmo da lei nacional.

O DetranRS estabeleceu critérios técnicos para comercialização, regulamentando e supervisionando as atividades das empresas que passaram a ser chamadas Centros de Desmanches de Veículos (CDVs), estabelecendo a rastreabilidade de origem das peças usadas”.

Mennet apresentou um histórico do processo, que começou em 2015, mencionando o papel fundamental do combate aos irregulares com a Operação Desmanche. “Desde o início, operações regulares envolvendo várias forças de segurança deixaram claro que não haveria espaço pra quem não estivesse dentro da legalidade”.

Por fim, o diretor do DetranRS apresentou a ferramenta que facilita ao consumidor o acesso às peças dos 440 desmanches credenciados. Inédito no Brasil, o site Peça Legal reúne todas as peças cadastradas no Estado.

O estoque atual de 10 milhões de peças pode ser facilmente encontrado filtrando a busca por município, modelo do veículo e peça desejada. Ainda é possível contatar o vendedor pelo link do whatsapp, diretamente do site.

A curva decrescente do crime de roubo de veículos mostra que a política pública integrada, com diversas frentes e envolvendo vários órgãos do Estado, está sendo eficiente e pode servir de modelo a outros estados e países.

Com regulamentação da atividade, com fiscalização permanente, e facilidade de acesso às peças com origem legal, além da fiscalização dos credenciados por equipes do DetranRS, o RS vem conseguindo reduzir o crime de roubo de veículos inviabilizando a receptação e mudando a cultura da sociedade.

Balada Segura

Além do case Peça Legal e regulamentação dos desmanches, o DetranRS também levou pro Connex a Balada Segura, outra política pública bem-sucedida no Estado.

O programa, inspirado na Operação Lei Seca carioca, se caracteriza por realizar blitze focadas no combate a alcoolemia.

O foco na fiscalização de motoristas sob o efeito de álcool foi baseado em evidências que mostram ser esse um dos maiores fatores de risco para acidentes e mortes no trânsito.

No evento, agentes de fiscalização do DetranRS fizeram demonstração do novo etilômetro passivo, que realiza uma especie de pré-teste, agilizando as abordagens e reduzindo as infrações por recusa ao teste.

O aparelho, que ajudou o DetranRS a aumentar em 64% as abordagens em 2023, atraiu a atenção de outros Estados brasileiros e também do público, que pode tirar dúvidas e testar o funcionamento do aparelho.

Sobre o evento

Promovido pela Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos, o Conexx segue até amanhã (15) em Pelotas com apresentação de diversos cases como o do DetranRS, que podem inspirar políticas públicas e iniciativas semelhantes em outras localidades do Brasil e America Latina.

As pautas tratadas são relacionadas aos objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

Fonte: DetranRS