Tokio Marine registra crescimento de 14,7% em 2023

A seguradora alcançou um lucro líquido de R$ 1,4 bilhão, mais que o dobro do ano anterior, quando foram registrados R$ 570,1 milhões.

Em 2023, a Tokio Marine obteve o melhor resultado em 64 anos de atuação no Brasil. A seguradora registrou crescimento de 14,7%, enquanto o mercado em que atua (sem Previdência, Capitalização e Saúde) cresceu 8,9%.

O faturamento atingiu a marca de R$ 12,1 bilhões, contra R$ 10,6 bilhões durante os 12 meses anteriores. Deste volume, os sinistros pagos chegaram a R$ 5,4 bilhões. Já o Índice Combinado ficou em 88%, reforçando o bom desempenho da companhia no período.

O lucro líquido foi de R$ 1,4 bilhão, mais que o dobro do ano anterior, quando foram registrados R$ 570,1 milhões. Pela primeira vez na história, a empresa entrou no grupo de seguradoras que ultrapassam a cifra de R$ 1 bilhão em lucro. Atualmente, a companhia atende cerca de 40 mil corretores e assessorias em todo o País.

“Foi, de fato, um ano excepcional, no qual recebemos o reconhecimento do mercado e nos destacamos pela ampla oferta de produtos e coberturas de seguros, com preços competitivos, qualidade na entrega de serviços, intenso relacionamento com cerca de 40 mil corretores e assessorias e uma sólida estrutura interna de governança corporativa, base do crescimento sustentável da companhia ao longo dos últimos anos”, afirma o diretor executivo de Finanças e Administração, Daniel Dibe.

Entre os fatores que impulsionaram o desempenho da Tokio Marine em 2023 está a performance da diretoria de Produtos Massificados. Na carteira de Automóvel, a empresa teve um crescimento de 15,2% (sem DPVAT e o Garantia Estendida Auto), contra 9,1% do mercado.

Já o seguro Fiança Locatícia registrou um aumento de 167,4% e o seguro Condomínio, de 55,8%. Na carteira de Pessoas Coletivo, a seguradora cresceu 16%.

A diretoria de Produtos Pessoa Jurídica também se destacou no período, retificando o apetite da companhia por Grandes Riscos.

Como um dos principais players deste mercado, a seguradora oferece soluções customizadas e abordagem comercial consultiva aos corretores especializados. Entre os produtos com crescimento significativo em 2023 estão: Responsabilidade Civil Geral, 114,9%; E&O, 56,5%; Marítimos, 34,6% e Riscos Cibernéticos, 31%.

Para 2024, os planos da Tokio Marine são o de dar continuidade ao crescimento orgânico. “Vamos manter a estratégia de negócios baseada na valorização de nosso capital humano, oferta dos melhores produtos e serviços e ampliação da cultura do seguro no Brasil.

Também vamos reforçar nossa missão de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, transparente e que use os recursos naturais de forma responsável por meio das ações do Tokio ESG”, conclui Dibe.

Fonte: N.F. I Revista Apólice