Conheça as 8 empresas que fazem os seguros de saúde funcionar

Compartilhar nas redes sociais

São mais de 3,7 milhões de portugueses com seguros de saúde. Foram captados por 24 seguradoras, mas apenas 8 operadores gerem dúvidas e sinistros em redes gigantescas de prestadores de serviços médicos.

Quando se telefona ou escreve para a companhia de seguros de saúde devido a dúvida ou sinistro, o segurado cai invariavelmente em apenas 8 operadores que levam os assuntos de princípio ao fim.

Rapidamente identificam a origem do segurado e no minuto seguinte podem estar a tratar de um cliente de uma seguradora diferente, sabendo o relevante sobre os acessos, condições e direitos de cada cliente específico.

São também essas empresas que têm os contratos com as redes de assistência médica, que aplicam as diretivas dos seus clientes seguradores e são elemento chave para a imagem das companhias.

https://ecoonline.s3.amazonaws.com/uploads/2024/01/logos-operadores-saude-scaled.jpg

Este comportamento não é novidade para os operadores contratados pelas seguradoras mas, no caso da saúde, os sinistros exigem especial atenção na comunicação com os queixosos. Muitos são recém-segurados, chegaram ao mercado há pouco tempo, atualmente 1,7 milhões de pessoas têm seguros individuais e mais de 2 milhões têm seguros de grupo.

Estão identificadas as origens de uma nova vaga de segurados. A crise em permanente agudização do Serviço Nacional de Saúde, os efeitos da Covid-19 e a crescente oferta de seguros de saúde nos pacotes dos empregadores para captar e reter colaboradores nas empresas, fez crescer o interesse por estes produtos, ao ponto de o valor total de prémios estar perto dos 1,2 mil milhões de euros por ano, depois de um crescimento de 16% em 2023 em relação ao ano anterior.

No entanto, os 3,7 milhões de segurados e seus problemas são geridos por apenas 8 empresas, algumas acumulam várias seguradoras. A informação inicial foi retirada do Portal dos Seguros de Saúde, um novo meio informativo colocado ao público pela ASF, entidade reguladora do setor.

https://ecoonline.s3.amazonaws.com/uploads/2024/01/operadores-saude.jpg

Estas operadoras precisam de montar redes complexas de prestadores de serviços médicos para os apresentar como opções aos segurados, precisam de formar e informar bem os colaboradores que lidam com o público e a sua disponibilidade é normalmente permanente.

Também se diga que não trabalham apenas para as seguradoras de saúde, prestam assistência a sub-sistemas de saúde, a empresas específicas e precisam de assegurar em Portugal a assistência a clientes de seguradoras estrangeiras.

A maior é a Multicare, que pertence ao grupo Fidelidade, e presta serviços aos serviços de saúde do grupo que inclui a Ok! Seguros. Nasceu em 1998 como marca exclusiva dos seguros de saúde da Mundial Confiança, constituindo-se posteriormente como uma seguradora de saúde integrada no grupo Fidelidade e – segundo o grupo – é líder de mercado desde então. Tem Maria João Sales Luís como responsável direta e aponta para 1,2 milhões de pessoas enquanto clientes das seguradoras que representa.

A Médis é outra marca conhecida na área da saúde. Indica uma rede que inclui cerca de 16 mil Médicos, 114 Hospitais, 1.418 Clínicas, 105 Urgências, 666 Óticas e 804 Farmácias. Tem ainda as clínicas dentárias Médis, em crescimento em todo o país.

Pertencendo ao Grupo Ageas Portugal é responsabilidade direta do CEO Steven Braekeveldt e serve a Ageas Seguros. Fora do grupo presta serviços às seguradoras CA Seguros, Zurich, Liberty, Mapfre e Caravela.

AdvanceCare é uma marca da Europ Assistance, parte integrante do grupo italiano Generali. Tem José Pedro Inácio à frente do negócio há vários anos e anuncia na sua rede 90 hospitais, mais de 13 mil médicos, 115 Serviços de Urgência, 920 Óticas e 542 Centros de Fisioterapia. Para além das marcas do grupo, Tranquilidade, Açoreana e LOGO, a AdvanceCare ainda representa a Mudum, Lusitania, UNA, Real Vida, Asisa e BNP Paribas Cardif.

Future Healthcare, anuncia uma rede de 28.390 médicos, 4.136 centros de exames, 1.272 clínicas e 82 hospitais representando a Victoria, Aegon Santander e Prévoir-Vie.

Fundada por José Pina em 2003, tem outras áreas médicas e clientes para além dos seguros e pode estar ea ser vendida à multinacional Bupa, outra rede que tem desenvolvido a sua atividade em Portugal através de uma rede própria e, caso adquirisse a FH, ficaria com uma operação de referência na área da saúde.

Allianz tem uma rede própria internalizada desde 2010, quando substituiu a AdvanceCare por um departamento interno que faz a gestão da rede, a negociação com os prestadores e a contratualização.

Tem um volume significativo de prémios em seguros de saúde, atingindo os 85 milhões de euros em 2022. A rede tem capilaridade nacional com prestadores em Portugal continental e nas ilhas num total de mais de 3500 pontos de atendimento clínico.

A Planicare é uma recente seguradora que tem crescido de forma muito significativa. Nasceu seis meses antes da pandemia e durante estes anos juntou 80 mil segurados através da captação de clientes nos balcões que tem na rede de hospitais e clínicas da Trofa Saúde e mais recentemente no grupo Lusíadas, gerindo a sua própria rede de prestadores.

A RNA Medical, representa a seguradora internacional Chubb em Portugal, bem como os seus próprios clientes. É uma empresa que tem como principais acionistas o fundador e gestor David Moita e ainda as seguradoras CA Seguros e a Liberty.

Anuncia uma rede de 32 mil prestadores, 23 mil Profissionais de Saúde, dando assistência permanente através de 250 linhas telefónicas.

Também a MGEN está a construir a sua rede própria de prestadores de serviços. É uma Mútua de Seguros autorizada a operar em Portugal em regime de Livre Prestação de Serviços através da sua sede em França, e anuncia 16 mil Parceiros de Saúde, 129 Especialidades Integradas, 90 Hospitais, abrangendo 297 Concelhos Abrangidos.

Fundada em 1946, em França, por profissionais da educação que “se uniram num sentimento de partilha e de necessidade de proteção face às dificuldades que surgem ao longo da vida”, referem, a MGEN tem forte posição nas associações profissionais e sindicatos e caracteriza-se por aceitar segurar pessoas sem penalizar pré-existências, idade e outros detalhes que levam as seguradoras a normalmente serem cautelosas na aceitação desses riscos.

https://eco.sapo.pt/2024/01/11/conheca-as-8-empresas-que-fazem-os-seguros-de-saude-funcionar/

Fonte: ECO – SAPO