Os prejuízos causados pelas enchentes e o seguro

Compartilhar nas redes sociais

Em virtude dos eventos climáticos que atingiram o Estado do Rio Grande do Sul mais precisamente entre os dias 4 e 5 de setembro, eventos estes que podem atingir a qualquer estado que possua bacias hidrográficas semelhantes, estão causando inúmeras perdas de vidas e danos patrimoniais.

Vamos nos ater a uma análise sob a perspectiva dos danos patrimoniais e onde o seguro pode contribuir para uma solução.

Não temos a intensão de esgotar o assunto aqui, mas apresentar soluções que são disponibilizadas pelo mercado:

1, – SEGURO AUTO: Produto por demais conhecido e nas situações elencadas dão acolhimento, por ser um evento de causa externa. No que se refere a regulação do sinistro, e nestes casos da presença de água e lodo, invariavelmente levam o bem a uma perda total, devido às dificuldades para a sua plena recuperação por decorrência da eletrônica embarcada e a submersão do motor e seus acessórios.

2.- SEGURO COMPREENSIVO: No que se refere aos produtos, residencial, empresarial e condomínio, invariavelmente o mercado apresenta algumas soluções:

2.1.- Cobertura de alagamento: Alguns seguradores têm oferecido esta cobertura aos segurados por vezes com alguns limitantes de verba e/ou franquias.

2.2.- Equipamentos eletrônicos: Cobertura mais difundida entre os seguradores e muitos associam apenas ao dano elétrico esquecendo-se dos eventos de causa externa onde a molhadura decorrente da enchente é uma possibilidade.

2.3.- Roubo/Furto qualificado: Todo o cuidado com esta cobertura, pois nos eventos climáticos de grandes proporções onde em muitas situações os imóveis precisam ser abandonados para salvaguardar vidas encontramos a figura do saque que não possui acolhimento em muitos clausulados.

3.- Riscos e Ramos Diversos: Trata-se de uma carteira onde diversos produtos não massificados são encontrados e onde podemos buscar, também, a cobertura de alagamento/inundação.

Em muitos casos com verbas maiores, podendo atender a edificações ou a equipamentos e/ou instalações. Necessária avaliação por meio de questionário e/ou inspeção.

Mais informações quanto a estes e outros assuntos de seguro e análise de sinistros, clique no link abaixo e bom estudo.

Mario Bestetti / Corretor de Seguros, Instrutor ENS, Perito Judicial

https://www.youtube.com/channel/UCCwuC5T5O1Q_UcAm72aP-rw