Seminário nacional em Porto Alegre aborda temas de trânsito em debate na atualidade e oferece experiências imersivas

Estão abertas as inscrições para o evento que vai debater temas atuais de trânsito e mobilidade e trazer experiências imersivas para promover novas percepções sobre nossos deslocamentos.

O  VI Seminário Nacional de Trânsito promovido Núcleo Interdisciplinar de Trânsito da UFRGS acontece na manhã de 22 de setembro no Auditório Ana Terra da Câmara Municipal de Porto Alegre (Av. Loureiro da Silva, 255). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no link bit.ly/sntnuitran23

O seminário faz parte da programação da Semana Nacional de Trânsito (18 a 25 de setembro) e vai trazer para debate temas envolvendo os três pilares da segurança no trânsito: legislação, educação para o trânsito e engenharia viária. Também atualiza os participantes sobre as discussões que estão sendo feitas na academia e entre os gestores e técnicos de trânsito.

Após a mesa de abertura com autoridades, o Prof. Dr. Luiz Afonso dos Santos Senna, da Engenharia de Transportes da UFRGS, fala sobre os desafios da micromobilidade nas cidades.

A primeira mesa aborda aspectos legais que estão em debate na atualidade. O painel coordenado pela advogada Rochane Ponzi (representante da OAB), contará com o chefe de segurança viária e educação da PRG Leandro Maciel e o engenheiro Jeferson Gasparetto, do DetranRS, que abordará a legislação recente que alterou a classificação e as regras para ciclomotores, bicicletas elétricas e veículos autopropelidos.

No painel de educação para o trânsito, coordenado por Raphael Carriconde, estarão Joelson Queiroz de Dordi, gerente da Escola Pública de Trânsito de Caxias do Sul, e André Rabello, da EPTC, que trabalha com o tema Micromobilidade – Em busca de uma cidade acolhedora.

A contribuição da engenharia na mobilidade ativa  é a última pauta do dia. Com a mediação de Fabiana Kruse,  João Paulo Cardoso Joaquim fala da proposta de integração bicicleta com transporte coletivo e Giovana Facchini apresenta os resultados da pesquisa caminhabilidade.

Experiências imersivas

Para promover uma nova percepção das pessoas sobre seus deslocamentos, o evento traz experiencias imersivas. Com óculos de realidade de virtual, coloca a pessoa dentro da rua João Alfredo para visualizar (e sentir) as transformações feitas na primeira rua completa de Porto Alegre.

Já os óculos simuladores de substâncias psicoativas permitem aos participantes vivenciarem a experiência de dirigir ou caminhar sob o efeito de álcool e outras drogas, fazendo sentir na pele os riscos desse comportamento.

Sobre o Nuitran

Coordenado pela UFRGS, o Núcleo Interdisciplinar de Trânsito foi criado em 2018 para ser referência dentro da universidade sobre  trânsito e mobilidade. O grupo busca fomentar a troca de saberes e a realização de ações juntamente com entidades externas. Também compõem o Núcleo o DetranRS, a PRF, a EPTC, a Brigada Militar, o DAER e a OAB.

Fonte: DetranRS