Presidentes detalham as vantagens do acordo entre Porto Seguro e Mitsui Sumitomo

Compartilhar nas redes sociais

Para a Porto, nova marca no marketplace de produtos e estreia no canal de distribuição de assessorias em SP; para a Mitsui, ser parceria da líder dos segmentos e dar mais foco ao segmento corporativo

A Mitsui Sumitomo Seguros anuncia assinatura de acordo estratégico com a Porto Seguro, uma das principais seguradoras do Brasil, para dar mais um passo na parceria que começou em 2021, com a parceria de cosseguro, que envolve o uso do banco de dados da líder do mercado para uma precificação mais assertiva e ágil do seguro automóvel.

O novo acordo, anunciado hoje, amplia a parceria para operar produtos de varejo nos segmentos de automóvel, residência e empresas de pequeno e médio porte.

Como a operação será feita em cosseguro, com a liderança da Porto Seguro, que terá os direitos de opção de renovação das apólices destes segmentos, não será preciso aguardar a aprovação da Susep (Superintendência de Seguros Privados), mas sim obter a aprovação do CADE, uma vez que a Porto Seguro é líder absoluta do setor em automóvel e residência.

O acordo traz outras novidades em si. Primeiro a troca de executivos da Mitsui. Koichi Kawasaki é o novo CEO e presidente da Mitsui Sumitomo a partir de hoje, 1o. de setembro, substituindo Masayuki Nagano, que passa a ser o presidente do conselho.

Hélio Kinoshita, vice-presidente responsável por tocar o dia a dia da operação de uma das maiores seguradoras da Ásia no Brasil deixou o cargo e passa a ser consultor do grupo que em tempo integral, até que a parceria com a Porto esteja madura.

“A ideia surgiu a partir do amadurecimento da parceria e do relacionamento iniciados em meados de 2021. Agora em 2023, estamos colhendo novos frutos na área de varejo”, diz Koichi Kawasaki, novo CEO da Mitsui Sumitomo Seguros no Brasil ao Sonho Seguro.

Para ele, a parceria estratégica entre as empresas reflete a confiança mútua nas oportunidades oferecidas pelo mercado brasileiro e nas vantagens geradas pela atuação em conjunto.

“A Mitsui Sumitomo fortalecerá ainda mais sua parceria de cosseguro com a Porto Seguro nas linhas de varejo, potencializando os pontos fortes das duas empresas para expansão dos negócios”, conclui.

Este acordo traz vantagens significativas para todos os envolvidos. A marca Mitsui Sumitomo continuará presente no mercado de varejo, com seguros comercializados e geridos futuramente pela Porto Seguro.

Serão intensificados pela Mitsui Sumitomo os negócios locais com foco no segmento corporativo, mantendo sempre o compromisso com serviços de alta qualidade. “A partir de julho, temos uma tendência positiva dos resultados da companhia e esta parceria tem contribuído para isso”, comenta Kinoshita.

Por outro lado, a Porto Seguro irá ampliar seus canais de venda, proporcionar mais opções de negócios para os corretores e, ainda, fortalecer sua estratégia de atração de novos clientes por meio da parceria, principalmente com corretores de seguros e assessorias “Agora temos mais uma opção para corretores de seguros e assessorias.

A marca Mitsui Sumitomo será parte do grupo Porto, que já tem Porto, Itaú e Azul. E todos os contratos permanecem como foram contratados. Nada muda. Tudo continua na Porto como está na Mitsui”, explica Rivaldo Leite, CEO da Porto Seguro.

Inclusive no que diz respeito a assessorias de corretores. A Porto não atua com assessorias em São Paulo, por acreditar que tem uma estrutura parruda para atender corretores de todos os portes.

Em outros estados, a Porto conta com assessorias, um canal de distribuição que ganha tração nos últimos dois anos. Agora, com o acordo, as assessorias que são parceiras da seguradora japonesa passam também a ser parcerias da Porto. “Inclusive, a diretoria que cuida de assessorias vai mudar para dentro da sede da Porto Seguro”, afirma Leite.

No seguro Auto, a Mitsui Sumitomo encerrou os primeiros seis meses de 2023 com R$ 133 milhões em prêmios emitidos, informa o novo presidente. Apesar da importância do contrato em vários sentidos, o volume não altera muito a posição da Porto Seguro, que já é líder. A Mitsui agrega 118 mil itens segurados diante dos 43 milhões da Porto Seguro contabilizados no primeiro semestre de 2023. Nos outros seguros, são 127 mil apólices vigentes e R$ 43 milhões em prêmios emitidos no primeiro semestre de 2023.

“O acordo beneficia as duas empresas e, principalmente, os clientes de maneira significativa porque continuarão desfrutando dos benefícios de ambas as marcas e terão acesso a vantagens adicionais, além de contribuir com a geração de negócios para os corretores.

Essa operação reforça o nosso cuidado e compromisso de sermos, cada vez mais, um porto seguro aos nossos clientes e parceiros de negócios”, diz Leite, destacando que a migração será gradual e sem impacto para os clientes.

https://www.sonhoseguro.com.br/2023/09/https-www-sonhoseguro-com-br-2023-09-presidentes-detalham-as-vantagens-do-acordo-entre-porto-seguro-e-mitsui-sumitomo/

Fonte: Sonho Seguro