Ministro será convidado a explicar mudanças no seguro

O deputado Alberto Fraga apresentou requerimento na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara, solicitando o comparecimento, a convite, do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, para debater propostas de alterações no modelo de seguro rural brasileiro.

O autor do requerimento lembrou que, recentemente, o ministro afirmou que o governo federal estuda alterações no modelo de seguro rural do Brasil.

Alberto Fraga salientou ainda que o próprio ministro admitiu que o atual modelo apresenta problemas sérios, não sendo mais sustentável, sendo que as seguradoras acumulariam déficit de R$ 3 bilhões nos últimos anos.

“Nesse contexto, ainda segundo o ministro, estuda-se adaptação do que ele denominou modelo mexicano, o qual poderia ser adotado no Plano Safra 2024/2025.

Por ser o seguro rural fundamental para a política rural brasileira e matéria que necessariamente deverá passar por esta Casa, o convite objetiva iniciar o debate entre o Poder Legislativo e o Poder Executivo, trazendo informações de que modelo é este, comparando com o atual”, argumentou o parlamentar.

Ele pontuou ainda que, aceito o convite, o ministro será convidado a indicar quais os parâmetros estão sendo estudados e confirmar ou não dados divulgados em mídia.

“Espero contar com meus pares e ver o presente requerimento aprovado pelo plenário da comissão, pois se trata de matéria essencial para o produtor rural e objeto de estudo prioritário por este colegiado”, concluiu.

Fonte: CQCS