Pontos críticos da inspeção de riscos

Estamos ainda com o olhar nos Riscos Empresariais, onde abordamos na edição 3109 de 22 de junho – CONSCIENTIZAÇÃO INSUFICIENTE DOS RISCOS DE UMA EMPRESA e na edição 3114 de 29 de junho – CONCEPÇÃO ERRÔNEA SOBRE O SEGURO.

Sobre a Inspeção de Riscos, não vamos abordar aqui os procedimentos ou rotinas que um vistoriador executa quando o segurador solicita uma inspeção no local do risco que está sendo proposto pelo segurado, onde usualmente, este tipo de procedimento busca analisar e confirmar o LOC (localização, ocupação, construção), protecionais e verificar se o risco é normal, dentro do enquadramento daquele segurador ou agravado.

O nosso olhar é o olhar do Corretor que busca, junto com o seu cliente, uma “parceria consultiva” se podemos assim nos expressar.

Este olhar é da Gerência de Riscos, papel este que o Corretor deve assumir para este tipo de risco, e objetivando os especulativos, quais sejam: Riscos de Danos Materiais, Riscos Pessoais, Riscos de Reclamação Judicial.

Portanto os objetivos que devem ser perseguidos são os seguintes: Identificar os riscos, avaliar os riscos e ajustá-los de modo que possam ser transferidos (seguro).

Os aspectos que deverão ser observados são os seguintes:

• Identificação do segurado
  • Descrição da atividade
  • Sobre o risco de incêndio
    • Tipo de construção
    • Periculosidade das utilidades (energia, combustíveis, equipamentos)
    • Periculosidade dos processos
  • Meios de proteção contra incêndio
    • Fontes de água
    • Bombas, extintores, redes
    • Alarmes
  • Medidas de prevenção
  • Análise de outros riscos
    • Roubos/furtos
    • Alagamentos
    • Danos a equipamentos eletrônicos e/ou elétricos
    • Movimentação interna
    • Fenômenos da natureza
  • Riscos de Reclamação Judicial
  • Lucros Cessantes por interrupção de atividades

Trata-se de uma rotina que dispensa sofisticação e extensos relatórios, mas sim uma boa conversa com quem detém as informações e uma visita mais técnica ao local.

Mais informações quanto a estes e outros assuntos de seguro e análise de sinistros, clique no link abaixo e bom estudo.

Mario Bestetti / Corretor de Seguros, Instrutor ENS, Perito Judicial