Balada Segura lança novo edital em ação educativa com motoristas

Vice-governador Gabriel Souza participou da blitz educativa com os agentes da Balada Segura

Governo do Estado e DetranRS lançaram, na tarde desta segunda-feira (03), o novo edital do programa Balada Segura, em blitz educativa com motoristas de Porto Alegre.

No auditório do DAER, o vice-governador Gabriel Souza reuniu prefeitos para apresentar os resultados do programa e informações para a adesão de novos municípios.

A Balada Segura hoje integra o Gabinete de Projetos Especiais (GPE) do vice-governador. Com o novo edital, o objetivo é estender o programa a mais cidades, especialmente aquelas que registram alto índice de acidentalidade.

Atualmente, 27 municípios gaúchos estão aptos a aderir, pois preenchem os requisitos para o convênio (possuem órgãos de trânsito estruturados, com agentes de trânsito que possuem curso de formação e atualização).

“Queremos oportunizar aos municípios o desenvolvimento de ações para diminuir acidentes associados ao uso de álcool. E a Balada Segura registra importante queda desses indicadores, com blitzes que são fundamentais. A partir de agora, podemos ampliá-las, com mais operações em mais cidades”, explicou Gabriel.

O evento contou com a presença dos diretores do DetranRS, Mauro Caobelli, Diza Gonzaga e Rafael Mennet; do secretário adjunto da segurança pública, Mário Ikeda; do superintendente técnico e de relações institucionais da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Gilmar da Silva; e do presidente do Conselho Estadual de Trânsito, Sérgio Renato Teixeira, além de representantes de 24 municípios.

Resultados

Com mais de uma década de atuação no estado, a Balada Segura comprova em números a eficácia das ações. Dos 40 municípios integrantes, 71,4% apresentaram redução no quantitativo de acidentes fatais no período de 36 meses após a adesão ao programa.

O diretor-geral do DetranRS Mauro Caobelli apresentou os resultados de um estudo inédito do Núcleo de Inteligência de Dados da Autarquia que buscou avaliar os resultados da Balada Segura em 39 municípios. As prefeituras que aderiram ao programa registraram redução média de 9,6% nos acidentes com morte nos 36 meses que se seguiram à implementação.

Aproximadamente metade dos municípios integrantes do Balada Segura perceberam uma redução no quantitativo de acidentes fatais no período de um ano após a adesão. O percentual sobe para 71,4% dos municípios apresentando um decréscimo de acidentes com morte no período de três anos.

“Os dados mostram que umas das grandes características do programa é a educação para o trânsito, pois os números são significativamente melhores quando olhamos a médio prazo.

A presença constante das operações e a sua identificação proporciona ao longo do tempo uma mudança de comportamento e de compreensão sobre o risco de dirigir depois de beber. Mais do que isso, a presença constante das operações demonstra à população a grande importância do Estado na sua missão de zelar e salvar vidas.”, ressaltou Caobelli.

A diretora institucional da autarquia Diza Gonzaga comemorou o incentivo do governo: “Para nós do DetranRS é muito importante esse apoio do vice-governador, que assume à frente do programa que tanto nos orgulha. Temos certeza que com esse olhar atento do governo para a Balada Segura muitas vidas serão salvas. Já se sabe que a combinação de álcool e direção é uma dupla de morte e precisa ser combatida com informação e fiscalização.”

Blitz educativa

Os motoristas que passaram nesta tarde na Avenida Borges de Medeiros, em frente ao prédio do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), foram surpreendidos com uma blitz educativa realizada pelo vice-governador, diretores e servidores do DetranRS. Os abordados receberam orientações para um trânsito mais seguro e receberam um kit com ecobag, lixeira veicular, adesivo da Balada Segura e cartilha informativa.

Sobre a Balada Segura

A Balada Segura foi criada pela Lei13.963 de 30 de março de 2012, com o objetivo de realizar de forma integrada e contínua as ações de fiscalização e de educação, em especial o combate ao consumo de bebidas alcoólicas por parte de condutores de veículos, em locais e horários de maior incidência de acidentalidade.

Para isso, as ações contam com o apoio da Secretaria de Segurança Pública por meio da Polícia Civil e da Brigada Militar, além dos municípios. A coordenação estadual da ação é do DetranRS. Atualmente, 40 municípios são conveniados ao programa.

Arquivos anexos

Fonte: DetranRS