Concepções errôneas sobre o seguro

No artigo anterior de nº 3109, de 22/06/2023 onde abordamos: CONSCIENTIZAÇÃO INSUFICIENTE DOS RISCOS DE UMA EMPRESA, um segundo aspecto que podemos analisar seria os desajustes entre os programas de seguros e os riscos da empresa, muito em consequência do desconhecimento da prática seguradora.

Oportuno lembrar que o comentado programa de seguros bem como a pratica seguradora é tarefa do corretor, onde este diagnóstico passa pela moderna forma de atuação deste profissional.

Podemos nos deparar com clientes que ainda não tem o seguro como sua proteção patrimonial e não dispõe de cuidados com a gestão de seus seguros, mas esta é uma tarefa que os corretores devem assumir para evolução do mercado e fidelização de seus clientes.

Entre os problemas que mais chamam a atenção são os seguintes:

• Subestimação dos ativos e a consequente aplicação da regra da proporcionalidade (rateio) por subseguro em caso de sinistro.
  • A não aquisição de coberturas de riscos potencialmente importantes.
  • Não rever regularmente os programas de seguros e não atualizar as coberturas e condições.
  • Resistência a adequar os investimentos em medidas de segurança à aquisição de seguros.
  • Existência de um responsável de seguros sem real capacidade de gestão em questões de gerência de riscos.
  • Desconhecimentos dos diferentes critérios de valorização de ativos utilizados no marcado segurador.

o Valor atual (VA)

o Valor de mercado

o Valor de substituição por novo (VN)

o Depreciações

o Obsolescência (funcional e econômica)

o Vida útil física

o Valor residual (sucata)

• Nível insuficiente de segurança (protecionais)

Em países com um maior nível de desenvolvimento é usual a figura do gerente de risco, que pertencente ao quadro de colaboradores da empresa e faz a interface entre o segurado e corretor buscando, desta forma, atenuar a relação que acima enumeramos.

Entretanto na falta deste o que impede o corretor de assumir esta função? Novamente acho que seria tema para um belo seminário.

Mais informações quanto a estes e outros assuntos de seguro e análise de sinistros, clique no link abaixo e bom estudo.

Mario Bestetti / Corretor de Seguros, Instrutor ENS, Perito Judicial