ING Portugal & Espanha procura parceiro para seguros de saúde

Compartilhar nas redes sociais

O banco digital neerlandês, que trata o mercado ibérico a partir de Madrid, quer entrar no mercado de seguros de saúde que em Espanha cresceu 7% em 2022 e vale 10,5 mil milhões de euros por ano.

O banco ING Espanha & Portugal está à procura de um parceiro para entrar no mercado de saúde, para já em Espanha.

O ING, que na península ibérica é essencialmente um banco digital mobile-first, lucrou 208 milhões de euros nesta região em 2022, devido essencialmente à margem financeira obtida com a subida de taxas de juro.

No entanto, o ING quer, com a venda de seguros, aumentar a fidelidade dos clientes e as suas receitas em comissões.

Recentemente estabeleceu parceria com a Admiral, seguradora britânica especializada em seguro automóvel e moto, para lançar o produto só digital ING Orange Auto Insurance.

O banco quer agora entrar no ramo saúde em que, segundo o jornal espanhol The Objective, o mercado atingiu 10,5 mil milhões de euros em 2022 e é liderado pela SegurCaixaAdeslas, uma parceria da Mutua Madrilena e do CaixaBank – empresa mãe da VidaCaixa e logo da BPI VeP – com 27% de quota de mercado.

Seguem-se a Sanitas com 15% e a Asisa com 12%. Têm ainda presença forte no segmento a Mapfre, DKV, Axa, IMQ e a Generali.

Ainda segundo o jornal espanhol, as conversações do ING com possíveis parceiros ainda estão a começar e pretende estar pronto a lançar o seguro de saúde em 2024.

A seu favor tem o facto de contar com 4 milhões de clientes na península ibérica embora disponha de uma rede física quase inexistente. É o sexto maior banco em número de clientes em Espanha, depois do CaixaBank, Santander, BBVA, Sabadell e Unicaja.

Fonte: ECO – SAPO