Zurich na corrida a seguradora indiana

A Zurich está a estudar a compra de uma participação na Kotak General Insurance da Índia. O grupo já manifestou anteriormente o seu interesse em expandir-se para mercados como a China e a Índia.

O grupo segurador Zurich está em negociações para comprar uma participação na empresa indiana Kotak General Insurance, informou a agência Reuters quen cita fontes relacionadas com o negócio.

De acordo com estas, o grupo suíço está interessado em comprar uma participação minoritária de 49% ou uma participação maioritária de 51%.

A seguradora indiana, totalmente detida pelo gigante bancário indiano Kotak Mahindra Bank, está avaliada em cerca de 800 milhões de dólares.

“Por uma questão de princípio, não comentamos os rumores e especulações do mercado”, disse um porta-voz da Zurich à Reuters.

Anteriormente, tinha sido noticiada a intenção de venda de uma participação na Kotak General. Até à data, porém, a Zurich não foi incluída no projeto.

A Kotak procura um parceiro e investidor que possa ajudar a mudar o negócio e fazê-lo crescer mais rápido, de acordo com relatórios. A empresa relatou um prejuízo de 10 milhões de dólares no ano financeiro de 2021/22 e obteve receita de prémios de 91,35 milhões de dólares.

Flexibilização para investidores estrangeiros

Mais de 30 empresas estão ativas no mercado indiano de seguros, de acordo com os dados. Os volumes anuais de prémios aumentaram cerca de 11%, para 26,7 bilhões de dólares americanos em 2021-22. Além disso, a penetração dos seguros não vida permanece muito baixa, com 1% em 2021, em comparação com a média global de 4,1%.

O governo indiano flexibilizou as regras para o investimento estrangeiro no setor dos seguros em 2021. Isto significa que são possíveis participações até 74%, em vez da restrição a participações minoritárias de 49%. A Zurich já está presente em mais de 200 países.

Fonte: ECO – SAPO