Modelo gaúcho de exames teóricos de habilitação é apresentado ao Paraná

Compartilhar nas redes sociais

Detran paranaense veio conhecer sistema de aplicação e supervisão de provas teóricas para a CNH do DetranRS.

Nesta quinta-feira (20), o DetranRS recebeu uma comitiva do Detran paranaense, que veio conhecer nosso sistema de aplicação e supervisão de provas teóricas para a carteira de habilitação.

O modelo, posto em prática pelo DetranRS em 2020, baseia-se na tecnologia para ampliar a oferta de vagas e garantir total segurança e confiabilidade ao processo.

Com a adoção do novo sistema, as provas teóricas passaram a ser realizadas nos Centros de Formação de Condutores, com supervisão remota realizada por servidores do DetranRS.

Nesse modelo, o CFC realiza o reconhecimento facial na chegada do candidato, que é a partir de então encaminhado para uma estação de prova, onde realiza seu exame em uma sala com filmagem não só panorâmica, mas também com a possibilidade de enfoque na estação de trabalho, sem pontos cegos. Se forem identificadas irregularidades ou inadequações, o candidato pode ter o exame cancelado.

A visita foi conduzida por servidores da área de Exames da autarquia gaúcha, que levou os paranaenses até um CFC da Capital para conhecer a sistemática in loco.

A chefe da Divisão de Sistemas e Renach do DetranPR, Andresa Souto Favaretto, destaca a importância do intercâmbio entre os Detrans gaúcho e paranaense e frisa que “a forma como a tecnologia de exames teóricos de habilitação é otimizada para o cidadão no Rio Grande do Sul serve de modelo, com uso de tecnologia e otimização para o cidadão”.

A coordenadora de exames teóricos do DetranRS, Paula Licht, frisa que “no sistema gaúcho, são oferecidos 262 locais para a realização de provas teóricas, com todas as provas sendo gravadas e o DetranRS realizando uma auditoria das imagens, garantindo a lisura do processo”.

Para o diretor técnico do DetranRS, Fábio Pinheiro dos Santos, “o Rio Grande do Sul está sendo visitado porque seu sistema de habilitação e exames é tido como um modelo nacional, por ser inovador e altamente tecnológico, sem prescindir de total segurança e confiabilidade”.

Fonte: Detran RS