Governo do Estado lança novo programa de inovação com produto do DetranRS

Programa foi lançado quarta-feira no South Summit.

É do DetranRS o primeiro produto do novo programa de inovação do Governo do Estado. O Siga Veículos foi apresentado nessa quarta-feira (29) no South Summit.

Com o Serviço de Informações Gaúchas (Siga), o governo do Estado avança nas parcerias com o setor privado, universidades e diversos parceiros para atender à crescente demanda por dados personalizados para diferentes serviços de alto valor agregado, preservando o sigilo pessoal ou resguardado por lei.

Desenvolvido no Rio Grande do Sul com utilização da base de informações do DetranRS, o Siga Veículos é uma plataforma digital sobre automóveis financiados recolhidos nos Centros de Remoção e Depósito do Rio Grande do Sul voltada para instituições financeiras. Permitirá acesso a fotos dos veículos financiados, dados sobre impostos, multas, localização, além da situação em que se encontra cada carro.

Pioneira entre os Estados do Brasil, a concepção da plataforma Siga, que vai contar com outras parcerias além do DetranRS, surgiu no primeiro ciclo do PIT (Programa de Inovação Tecnológica), em 2020.

Antes de sair do papel, o projeto foi discutido em diversos fóruns de inovação no setor público – entre eles, o Conselho Estadual de Inovação em TIC – e contou com proposições do Núcleo de Engenharia Organizacional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (NEO-UFRGS).

O diretor técnico do DetranRS Fábio Santos participou da apresentação no RS Innovation Stage, junto com a Secretaria Estadual da Fazenda e Procergs, parceiras nesse projeto específico. Ele explica que os novos negócios com dados públicos podem gerar receita não tributária para investir em mais inovação para os gaúchos. “É um modelo novo, que está sendo gestado com muita responsabilidade e cuidado com os dados públicos. Esse lançamento é fruto de longos debates que envolveram órgãos públicos, universidades e outros parceiros para chegar a esse modelo”.

Fonte: Detran RS