Diversidade de temas é destaque no anúncio dos vencedores 1º Prêmio SUSEP de Pesquisa em Seguros

Compartilhar nas redes sociais

Os vencedores do 1º Prêmio SUSEP de Pesquisa em Seguros posam para a foto oficial

Os vencedores do 1º Prêmio SUSEP de Pesquisa em Seguros foram conhecidos na noite de 24 de janeiro, em cerimônia ocorrida no auditório da Fundação Getulio Vargas, no Rio de Janeiro.

O Prêmio, que teve a CNseg como uma de suas apoiadoras, distribuiu um total de mais de R$65 mil para o primeiro, segundo e terceiro colocados nas categorias Pesquisa Científica e Trabalhos de Graduação.

De acordo com a diretora da Rede de Pesquisa e Conhecimento da Fundação Getulio Vargas, Goret Pereira Paulo, o Prêmio tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento de pesquisas no setor de seguros e, consequentemente, o desenvolvimento do próprio setor segurador brasileiro.

O superintendente Interino da Susep, Carlos Roberto Alves de Queiroz, informou que foram quase 100 os trabalhos inscritos, com cerca de 70 habilitados para a participação. Complementando as informações, o presidente da Banca Julgadora do Prêmio, César da Rocha Neves, que também é servidor da Susep, disse que a relevância e a atualidade dos temas dos trabalhos eram alguns dos critérios classificatórios. “A academia ainda está descobrindo o setor segurador e o Prêmio Susep ajuda a fortalecer a percepção de que o mercado de seguros é muito rico em termos de possibilidades acadêmicas”, afirmou.

http://midias.cnseg.org.br/data/files/C0/72/2C/D5/9F9E5810A4D9ED583A8AA8A8/WhatsApp%20Image%202023-01-25%20at%2014.24.25.jpegNo púlpito, o diretor Técnico e de Estudos da CNseg, Alexandre Leal

O diretor Técnico e de Estudos da CNseg, Alexandre Leal afirmou que a Confederação Nacional das Seguradoras encara com muito bons olhos a aproximação do setor segurador com o meio acadêmico, declarando-se muito satisfeito com a grande variedade de temas abordados nos trabalhos, que foram dos seguros paramétricos a questões relacionadas à mortalidade, passando pelo microsseguros e o open insurance, entre outros. “Isso gera uma massa crítica quer poderá ser muito bem aproveitada na prática pelo setor”, afirmou.

Alexandre Leal lembrou que a CNseg instituiu o seu Programa de Educação em Seguros em 2016, com a convicção de que, para o mercado segurador crescer, precisa ser melhor conhecido por parte do grande público, citando, também, a atual campanha da Confederação “Seguro pra tudo e pra todos”. “Temos obrigação de informar à sociedade tudo que o seguro pode oferecer e a academia pode contribuir muito para isso, fomentando a diversidade dos temas estudos sobre seguro”, concluiu.

Também participando da mesa, o diretor de Regulação do Banco Central do Brasil, Otávio Damaso, concordou com os demais ao dizer que a iniciativa do Prêmio tem uma grande capacidade de impacto no desenvolvimento do setor segurador que, na sua opinião, tem um potencial de crescimento ainda maior que o setor bancário.

Presentes na plateia, estavam Carlos Alberto dos Santos Correa, diretor-Executivo da FenaCap; Gloria Aranha e Raquel Alves, representando o diretor-Executivo da FenSeg, Danilo Silveira; Beatriz Pineiro Herranz, diretora-Executiva da FenaPrevi, entidade que, inclusive, havia financiado uma bolsa de estudos para o autor do segundo lugar na categoria Trabalhos de Graduação, e Luciana Dall’Agnol, superintendente da CNseg.

Confira abaixo a lista dos vencedores: 

PESQUISA CIENTÍFICA 

1º lugar:  Karoline Pereira Branco 
TÍTULO: Precificação Atuarial para Seguro Paramétrico contra Veranicos Extremos em Fases Críticas do Café
AUTORES: Karoline Pereira Branco, Reinaldo Antônio Gomes Marques, Luiz Alberto Beijo
Acesse aqui o Trabalho – https://www.premiosusep.susep.gov.br/_files/ugd/8bea32_ccae3632b00d4eebb3148678dbe56261.pdf

2º lugar: Viviana das Graças Ribeiro Lobo
TÍTULO: Bayes Mortality: A package in R for Bayesian Graduation of Mortality Rates
AUTORES: Viviana das Graças Ribeiro Lobo, Thaís Cristina Oliveira da Fonseca, Mariane Branco Alves, Lucas Moura Faria e Silva, Luiz Fernando Villar de Figueiredo
Acesse aqui o Trabalhohttps://www.premiosusep.susep.gov.br/_files/ugd/8bea32_0e28454fd8e74525b55d271d49281a3a.pdf

3º lugar: Luiz Otávio de Oliveira Pala
TÍTULO: Uma abordagem Estocástica para precificação e análise de indenizações de seguros agrícolas no Brasil
AUTORES: Luiz Otávio de Oliveira Pala, Thelma Safadi
Acesse aqui o Trabalho – https://www.premiosusep.susep.gov.br/_files/ugd/8bea32_98de8aadc95f4085ba33a0b6016845f1.pdf

TRABALHOS DE GRADUAÇÃO 

1º lugar:  Rafaela Maximo de Carvalho
TÍTULO: Modelagem da Frequência de Sinistros de Automóveis nas Regiões Sul e Sudeste do Brasil: Um Estudo de Caso Utilizando a Distribuição Bell
Acesse aqui o Trabalho – https://www.premiosusep.susep.gov.br/_files/ugd/8bea32_7e5281b144974d78abbfa6c281d41b94.pdf

2º lugar: André Luiz Ferreira da Silva
TÍTULO: Ensaios sobre mortalidade: uma abordagem atuarial
Acesse aqui o Trabalho – https://www.premiosusep.susep.gov.br/_files/ugd/8bea32_1163b3605b7c4f899b9ab90d2bec7f7f.pdf

3º lugar:  Juliana Araujo Gonçalves
TÍTULO: Análise de precificação de microseguros de pessoas com Cobertura de Morte
Acesse aqui o Trabalho – https://www.premiosusep.susep.gov.br/_files/ugd/8bea32_5329ac8b6c4948519c8b237f1398dea1.pdf

Fonte: CNseg