Sompo seguros: desafios, modelos de trabalho e desenvolvimento dos colaboradores

Compartilhar nas redes sociais

O Seguro Gaúcho segue dialogando com expoentes do mercado segurador no Rio Grande do Sul e realizou uma entrevista com o gerente da Filial Porto Alegre da Sompo Seguros, Renato Comarin. Desafios de novos tempos, modelo de trabalho, retenção e desenvolvimento de talentos e de novos produtos foram os assuntos do diálogo.

Renato Comarin destacou que a Sompo conta com políticas voltadas à qualidade de vida e desenvolvimento profissional de seus colaboradores, como o Programa de Qualidade de Vida. Renato explicou sobre o desenvolvimento de novos produtos e ainda projetou o ano de 2023 em relação à unidade/sucursal que gerencia. Confira abaixo a entrevista.

Seguro Gaúcho – De que forma a Sompo atua para enfrentar grandes desafios como formar novos profissionais, trabalhar a saúde mental e reter talento?

Renato Comarin – Uma das iniciativas mais recentes é o Programa de Aconselhamento de Carreira da companhia, que está na quinta edição e cujo objetivo é preparar os colaboradores no planejamento de suas carreiras para melhor aproveitamento do potencial, gerando uma alta performance.

O aconselhamento de carreira vem para provocar uma reflexão profunda a respeito dos objetivos e metas pessoais compreendendo a situação atual, a partir de práticas como autoconhecimento/autorreflexão, melhora nos relacionamentos, aprimoramento de habilidades e capacidades, definição de metas e objetivos, decisões mais assertivas e, por fim, desenvolvimento de marketing pessoal, essencial para adoção de uma postura que passe credibilidade e excelência e que contribua para a construção de um networking com colegas de trabalho e com os demais profissionais do setor.

Em 2022, a Sompo Seguros foi certificada como uma excelente empresa para trabalhar pela Great Place to Work (GPTW), consultoria global que avalia anualmente a prática de cerca de 10 mil companhias em 109 países. No ano passado, as práticas de gestão de pessoas da Companhia também foram certificadas e a seguradora também integrou a lista das Melhores Empresas GPTW Gestão Saudável 2021, que reconhece as empresas com boas iniciativas voltadas à saúde física, mental e emocional dos colaboradores.

Essas conquistas se somam ao reconhecimento nos anos de 2019 e 2020 do Prêmio Nacional de Qualidade de Vida – PNQV, conferido pela Associação Brasileira de Qualidade de Vida – ABQV, que reconhece as práticas das empresas nas áreas de Qualidade de Vida e Gestão de Pessoas. O Programa de Qualidade de Vida da Sompo tem como objetivo propor iniciativas que representem a diversidade de perfis que compõem a comunidade da Companhia e que tem como características promover diversas ações que incentivam a participação e o protagonismo dos colaboradores.

O Programa considera o equilíbrio entre cinco pilares essenciais: saúde física, saúde emocional, saúde social, saúde cultural e saúde financeira. Por meio do Modelo de Gestão foram estabelecidas diretrizes com as quais as lideranças da companhia estão comprometidas: cuidar da empresa e das pessoas, entregar resultados individuais e coletivos, enfrentar decisões, assumir a responsabilidade, trabalhar colaborativamente, agir com transparência, garantir a igualdade e liderar com inspiração.

Seguro Gaúcho – Em relação ao mercado segurador, de que maneira é possível desenvolver novos produtos e disponibilizar ferramentas simples e eficazes?

Renato Comarin – A Sompo trabalha com a política de portas abertas, mantendo um relacionamento muito próximo com os parceiros corretores de seguros. Consideramos essa interlocução um de nossos diferenciais estratégicos, porque, nesse diálogo, o corretor de seguros nos traz demandas que indicam as tendências do mercado.

Na Sompo, as equipes técnicas e a área de inovação também fazem o acompanhamento de tendências de mercado e trabalham traçando cenários que nos permitem implementar novidades que agregam valor no uso do seguro e experiência do cliente junto à seguradora. O direcionamento vale não só para a diversificação de portfólio, mas também para a definição e segmentação de públicos antes não explorados.

Nosso foco principal é o cliente, portanto, todo e qualquer produto ou serviço existe ou será lançado para atendê-lo. Esse foco centrado no segurado nos permite construir lealdade e relacionamentos de longo prazo. E a experiência aprimorada do cliente é uma prioridade estratégica. Por isso, focamos em ser a seguradora mais simples e próxima do cliente, disponibilizando produtos e serviços adequados às necessidades dos nossos segurados.

Seguro Gaúcho – Quais os desafios da Sompo em termos de produtos e ferramentas para os segurados e corretores?

Renato Comarin – A companhia vem implementando uma série de ferramentas para incrementar os processos de cotação, subscrição, regulação e indenização de sinistros. Com isso alcançamos mais eficiência operacional, contribuímos com o trabalho de consultoria do parceiro corretor de seguros, que consegue prestar uma pronta resposta mais ágil ao seu cliente, além de agregarmos valor à experiência do segurado junto à Companhia.

Seguro Gaúcho – Que tipo de projeção é possível fazer para 2023 em nível de unidade/sucursal do RS da Sompo Seguros?

Renato Comarin – Um aspecto importante a ser considerado é que, em 2023, a Sompo Seguros trabalha com uma estratégia de estar entre as companhias de destaque na área de Seguros Corporativos. Neste segmento, atuamos nos ramos Transportes, Riscos Nomeados e Operacionais, Riscos de Engenharia, Lucros Cessantes, Compreensivo Empresarial (com Limite Máximo de Garantia superior a R$ 30 milhões), Responsabilidade Civil Geral, Garantia, Fiança Locatícia, Riscos Diversos – Equipamentos, Agrícola, Penhor Rural e Benfeitorias.

Para o próximo ano devemos implementar novas coberturas no segmento de Responsabilidades. Vale lembrar que, tal qual acontece em âmbito nacional, a Sompo Seguros é líder no ramo de Transporte no Rio Grande do Sul, está entre as principais na área de seguros de Máquinas e Implementos Agrícolas (Benfeitorias e Penhor Rural) e de Seguros Empresariais.

Além disso, a companhia apresentou um crescimento de cerca de 34% em Seguro Agrícola até outubro desse ano no Estado. Com o potencial da nossa região, os investimentos previstos em infraestrutura e as perspectivas para o agronegócio gaúcho, posso concluir que a Sompo Seguros deve alcançar os planos de expandir sua atuação no mercado regional em 2023. E os parceiros corretores de seguros podem, mais uma vez, contar com a consultoria de nossos especialistas no estado para contribuir com o desenvolvimento de negócios.

Fonte: Seguro Gaúcho