Congresso derruba veto de Bolsonaro a marco regulatório das securitizadoras

Por Iander Porcella e Débora Álvares, da Agência Estado.

O Congresso derrubou nesta quinta-feira, 15, um veto do presidente Jair Bolsonaro ao marco regulatório das securitizadoras e retomou vantagens para as corretoras de seguros.

O chefe do Executivo havia vetado trechos da lei que permitiam ao corretor dar informação sobre as comissões de corretagem ao segurado apenas quando o cliente pedir; que restringiam a fiscalização de empresas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep); e que revogavam o não pagamento de comissão nos contratos efetuados sem a participação de corretor.

O marco das securitizadoras criou a Letra de Risco de Seguro (LRS), um título de crédito nominativo, transferível e de livre negociação, representativo de promessa de pagamento em dinheiro, vinculado a riscos de seguros e resseguros e que poderá ser emitido exclusivamente por meio das Sociedades Seguradoras de Propósito Específico (SSPE).

Essas empresas atuam no mercado de seguros, previdência complementar, saúde suplementar, resseguro ou retrocessão. O texto também trata da flexibilização do requisito de instituição financeira para a prestação do serviço de escrituração e de custódia de valores mobiliários.

Fonte: Sonho Seguro I F. Pixabay