“É inegável que o mercado de Vida vem crescendo”

A Escola de Negócios e Seguros (ENS), promoveu na última quinta-feira, 17 de novembro, o último encontro do ano do circuito de lives “Empreendendo e Aprendendo”.

A convidada foi a CEO da VLZ Plataforma, Lis Barreto, que falou sobre sua trajetória profissional, vendas de Seguros de Vida e planos de Previdência, produtos mais lucrativos e os menos conhecidos.

O evento foi mediado pela coordenadora do Centro de Pesquisa e Economia do Seguro (CPES), da Escola, Natália Oliveira, e teve a abertura feita pela diretora de Ensino Técnico da ENS, Maria Helena Monteiro. “Vimos muita coisa interessante esse ano e vamos fechar com chave de ouro. Além de CEO, a Lis também é corretora de seguros e professora da Escola. Então, temos certeza de que será uma conversa bastante profícua”, declarou Monteiro.

Gargalos de conhecimento, tempo e insegurança

Iniciando a live, Lis Barreto elencou as três principais dificuldades que os corretores de seguros enfrentam na hora de expandir suas carteiras de produtos e explicou como a VLZ contribui para a evolução desses profissionais.

Segundo a executiva, a falta de tempo e o receio de ‘se jogar’ em um mercado novo limitam as possibilidades de os corretores alavancarem suas vendas. “Como vou parar de prospectar o mercado que eu conheço para começar um totalmente novo? Aliado a isso, temos também a dificuldade em adquirir conhecimento. Se eu não tenho tempo para fazer cursos, treinamentos e conseguir me especializar em coisas novas, acabo fazendo sempre mais do mesmo”, salientou Barreto.

Ao identificar esses gargalos de falta de conhecimento, tempo e insegurança, a CEO enxergou uma oportunidade de inovar e oferecer treinamentos para os corretores da VLZ. “Montamos um hub de serviços na plataforma, e mesmo que o corretor não tenha conhecimento aprofundado ou expertise profissional, ele pode comercializar novos produtos.

Dessa forma, ele começa a ficar mais simpatizado com o ramo. A VLZ é a equipe operacional e comercial sem custos trabalhistas. Atuamos em envios de cotações, realização de treinamentos de produtos e comercial”.

A professora da ENS também comentou como funciona o processo para o corretor se associar à VLZ. “O corretor de seguros não tem nenhum custo para usar a plataforma. Se ele for autônomo, não paga nada para utilizar os serviços.

Já para o profissional que quer começar, mas não sabe como trafegar, nós fazemos as reuniões, os agendamentos e ensinamos, para que ele tenha uma condição melhor e entenda a dinâmica de abordagem. E para o corretor que prefere terceirizar os serviços, cobramos uma co-corretagem e dividimos o comissionamento e o trabalho”.

Expansão e oportunidades

A convidada também falou sobre o crescimento do segmento de Vida e Previdência. “É inegável que esse mercado vem crescendo e nos últimos três anos ele aumentou muito. Dados da ANBIMA sobre os mercados de Vida e Previdência apontam que 20% dos fundos de investimentos são previdenciários”.

Barreto lembrou ainda que muitas pessoas desconhecem a relevância e a necessidade da contratação do Seguro de Vida. “Na minha opinião, o seguro é matemático, e existe uma conta para saber se você precisa ou não desse serviço. Se você se acidentar, você tem o dinheiro para se manter para o resto da sua vida se ficar paralítico hoje? Se a resposta for não, você precisa de um seguro”, finalizou a executiva.

Fonte: ENS