“Atribuo os resultados que estamos tendo à parceria com a ENS”

Na última quinta-feira, 29 de setembro, a Escola de Negócios e Seguros (ENS) promoveu a nona edição do circuito de lives “ASG e o Futuro do Seguro no Brasil”.

Transmitido ao vivo pelo canal da ENS no YouTube, o encontro reuniu o docente da Escola, Maurício Leite, e o diretor presidente da Capemisa Seguradora, Jorge Andrade, que falou sobre as ações da companhia relacionadas aos temas Ambiental, Social e de Governança.

Coube ao diretor geral da ENS, Tarcísio Godoy, abrir o encontro e destacar a parceria da seguradora com a Escola, e ressaltando iniciativas que correspondem ao pilar social da pauta ASG. “Hoje, a Capemisa tem na ENS a sua principal formadora de equipe.

O projeto brilhante de oferecer para 100% dos seus funcionários a possibilidade de se qualificar, representa bem a percepção de apoio social em relação aos colaboradores. Então, acredito que a Capemisa representa fortemente a tendência do ASG”, afirmou Godoy.

Digitalização de processos

O primeiro aspecto abordado pelo presidente da Capemisa foi a modernização da companhia em relação à tecnologia, e como isso refletiu na agilidade dos processos. “A Capemisa vem investindo fortemente em tecnologia, o que permitiu a digitalização de todos os processos e a implantação de assinaturas eletrônicas. Hoje, 90% da comercialização dos nossos principais produtos é digital, tanto as propostas, quanto a implantação”.

Andrade frisou ainda que essa mudança também influenciou na forma de executar as atividades. “A digitalização trouxe menor impacto no uso de recursos naturais. Não existe mais papel, tudo é feito de forma digital.

Investimos em tecnologia e temos hoje um atendimento ágil, rápido e com muita precisão, e não nos preocupamos em receber pilhas e pilhas de papeis, cartuchos para impressão de cópias, tintas”.

Mudanças e resultados positivos

Outra transformação recente vivida pela seguradora foi a adoção do sistema de trabalho home office, que, segundo o executivo, gerou um resultado positivo de imediato. “Com esse modelo de trabalho tivemos uma economia de mais de R$ 4 milhões.

Economizamos os gastos do nosso edifício com água, energia e alimentação, e também contribuímos com a redução de emissão de carbono, porque ninguém estava dirigindo para ir para o trabalho”.

Apesar dos resultados positivos, o presidente lembrou que a decisão pelo home office foi tomada sob influência da pandemia, o que trouxe incertezas em relação à eficiência do modelo e gerou preocupação constante com a saúde dos colaboradores. “Progredimos muito bem além destes resultados positivos, não houve prejuízo algum.

No ano de 2020, auge da pandemia, nosso resultado pactuado do plano estratégico e tático orçamentário dobrou. No ano subsequente, em 2021, triplicamos o resultado, ainda em home office”, recordou.

Governança e educação

Todos os pilares do ASG estão na essência da Capemisa, segundo Andrade. A empresa investe em pesquisas de clima para criação de um ambiente cada vez mais confortável e sustentável. “Pelo terceiro ano consecutivo estamos relacionados entre as melhores empresas para se atuar no Rio de Janeiro e somos a primeira colocada na categoria de instituição financeira entre as médias empresas”.

O sucesso corporativo da Capemisa está diretamente ligado ao programa interno de capacitação de seus colaboradores, que perpassa pela parceria com a ENS. “Esse ano a empresa contribuiu com a formação superior de 19 integrantes do nosso time. Atribuo os resultados que estamos tendo à nossa parceria com a ENS. Por isso, hoje estamos com mais 15 alunos inscritos na graduação e 17 fazendo pós-graduação”.

Andrade afirmou ainda que a Capemisa busca dar à prata da casa as oportunidades necessárias, e que todos têm que estar em linha com o conhecimento. “Acreditamos que as pessoas trazem resultados e entendemos que é dessa forma que, capacitando pessoas, multiplicando conhecimento e formando líderes, teremos uma governança bem estruturada para que todos possam crescer”, concluiu.

Por dentro do circuito ASG

Todas as lives do circuito sobre ASG estão disponíveis no canal da Escola no YouTube, clique aqui e conheça! Inscreva-se no canal e acompanhe os próximos encontros para conferir como as empresas mais influentes do mercado de seguros estão contribuindo com a pauta ASG.

Fonte: ENS