Protagonismo: Cinco dicas práticas para alavancar corretoras de seguro

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Um mês depois do 2º Congrecor, o evento estimulou Corretores de Seguro a serem protagonistas no desenvolvimento de suas empresas. Alguns deles participaram da apresentação da Porto e compartilharam os aprendizados que tem transformado seus negócios.

O Corretor de Seguros como protagonista foi o tema principal do 2º Congrecor realizado pelos Sincor’s de Minas Gerais e do Centro Oeste com apoio da Fenacor no último mês de agosto. A Porto esteve presente como patrocinadora e expositora na feira, com uma sala de negócios exclusiva.

Nela, apresentou conteúdos de valor, em especial sobre produtos e estratégias de mercado, para que os participantes pudessem conseguir construir uma evolução progressiva das suas corretoras, de forma competitiva e com alta performance.

Mas depois de um mês, como os Corretores de Seguro efetivamente aplicaram os conhecimentos adquiridos no evento, protagonizando transformações em seus negócios? 

“Sabemos que congressos são positivos para gerar insights para nossos corretores. Neste ano, além da programação do Congrecor, a Porto reuniu seu staff para poder compartilhar conteúdos que colaboram para o desenvolvimento de negócios das Corretoras”, conta Wesley Andrade, Head da Porto em Minas Gerais.

Falamos com Corretores que participaram das apresentações da Porto MG no 2º Congrecor e reunimos cinco dicas práticas de como fortalecer a gestão da corretora e o relacionamento com os clientes, enfrentar os desafios do setor e gerar mais produtividade e performance.

1) Invista em uma gestão colaborativa como estratégia de crescimento

Ernando Gontijo, da Unaí Administradora e Corretora de Seguros, conta que ouvir profissionais como a consultora empresarial Fernanda de Souza trouxe clareza sobre como transformar sua corretora num ambiente de crescimento profissional tanto para os sócios, quanto para equipe; sempre com o foco em oferecer as melhores soluções para os clientes. “Percebi que aí estava um grande diferencial para o meu negócio”, disse Ernando, que já voltou para sua cidade implantando os conhecimentos adquiridos no plenário principal do Congrecor somados aos aprendizados que obteve nas palestras da sala de negócios da Porto, em especial, sobre tendências de mercado, apresentada por Rivaldo Leite.

“Já estamos entrevistando pessoas para compor nossa equipe dentro dos parâmetros da gestão colaborativa. Assim, poderemos aumentar nossa força de vendas de produtos que somam aos que já temos em nossa carteira”, explica Gontijo.

E as mudanças que Ernando Gontijo e seus sócios estão desenvolvendo não são apenas focadas na gestão interna. Eles entenderam que a imagem da Corretora também é importante para todo o processo de encantamento do cliente. Por isso, estão buscando uma loja própria com estacionamento para oferecer comodidade aos visitantes. “Estou muito animado. Voltei querendo mudar o mundo. E estou lendo muitos livros de gestão para ampliar ainda mais meus conhecimentos”, conta, deixando a dica de 3 títulos: O Jogo dos Campeões, de Fernanda de Souza; Atitudes Vencedoras, de Carlos Hilsdorf; e Gestão do Amanhã de Sandro Magaldi e José Salibi Neto.

2) Relacione com pessoas e estreite laços para futuras parcerias

Pedro Araújo da Romap de Uberlândia diz que o ponto mais interessante do Congrecor foi a possibilidade de encontrar pessoas presencialmente, especialmente depois de um período de dois anos de pausa dos eventos por causa da pandemia. O reencontro com o time da Porto, como Wesley Andrade, Rivaldo Leite e Sérgio Mendonça foi uma oportunidade para conversas mais aprofundadas sobre estratégias e possibilidades de atuação junto aos clientes.

“Ter acesso a pessoas do alto escalão da empresa é motivador. Eu, por exemplo, pude conversar com Marcos Loução, CEO da Porto Bank, o que me trouxe muitos insights sobre como eu posso inserir este produto em minha carteira da Corretora”, comenta Araújo que percebeu, no último mês, uma maior aceitação dos produtos por parte dos seus clientes.

“Já tenho uma ótima carteira de clientes e poder ter este encontro com o staff da Porto facilita também conversas para ampliação de áreas de negócios, como é o meu caso que invisto bastantes em seguro empresarial para transportadoras”, finaliza, ressaltando, novamente, a importância dos encontros presenciais e a construção de relacionamentos sólidos nos negócios.

3) Esteja aberto a investir em novas possibilidades. Diversifique

Romilton Ramos do Nascimento, da Coral Corretora de Montes Claros, se diz satisfeito em perceber na Porto que o Corretor tem grande importância no processo da seguradora. Ele conta que participou das rodadas de negócios especialmente sobre o Consórcio como forma de agregar o produto à carteira de Automóvel que já possui.

“Ouvir pessoas com conhecimentos diversos nos inspira e traz ideias para desenvolvermos formas mais produtivas para empreender”, explica Romilton que considerou importante o livre acesso aos presidentes e principais executivos das áreas da Porto. A escuta fez com que Ramos percebesse que poderia abrir-se para novas oportunidades de seguros como Negócios, Vida entre outros, com foco em melhorar os resultados para sua Corretora.

“Ouvi também sobre o Mundo Figital na palestra do Sérgio Mendonça e, de forma prática, já passei a desenvolver nossas redes sociais divulgando o que fazemos, os produtos e serviços que oferecemos. Isso tem nos ajudado a impulsionar nossas vendas. Agora usamos também o WhatsApp. E para os clientes de nossa carteira, temos realizado ações para ampliar os produtos que eles têm contratado conosco”, resume.

4) Seja criativo e apresente suas percepções do negócio

Camilo Lelis da Bela Corretora é um apaixonado pelo seu negócio. Fala da corretora e da Porto com muito entusiasmo: “Meu instagram é só Porto Seguro. Minha filha Izabella fez até vídeo falando do Porto Bank. Participo de tudo, das lives aos eventos”, conta, explicando que participar de eventos como o Congrecor só tem a agregar já que é um ambiente de conhecimento e também de convívio familiar.

No evento, Lelis aproveitou para conversar com o staff da Porto para apresentar demandas que podem valer novas oportunidades de negócios para a empresa. “Às vezes, por estarmos na ponta, em contato direto com o cliente, percebemos que ajustes nos produtos ou processos podem fazer grande diferença como benefício para o segurado. Como consequência, pode-se ter um produto ainda melhor e que tem mais apelo mercadológico”, comenta.

“Tenho liberdade para dizer isso porque, para mim, a Porto é disparada a Seguradora que mais dá atenção e valoriza o Corretor”, explica. Ao participar das Rodas de Negócio da Porto, Camilo percebeu que poderia dar vazão à sua criatividade e apresentar melhor seu nicho de atuação e melhorias que podem ser implementadas”, complementa.

Fui em busca de um nicho de mercado que desconheço outro corretor que atua. Cresci quase 40% na pandemia e sou à favor de que o corretor precisa focar em diversificar os produtos que oferece para sua carteira, para os clientes que já confiam nele. Com base neste meu posicionamento, usei da criatividade para não fazer mais do mesmo e o resultado tem sido excelente”, resume Camilo que deixa a lição: “Sou animado e extrovertido. Aproveito o hoje para realizar e fazer o melhor. Amanhã é outro dia”.

5) Mantenha a confiança como principal valor da corretora 

A corretora Bianca Áquila, de Belo Horizonte, gostou muito do formato das Rodas de Negócio da Porto como espaço para reflexão já que, por serem ambientes menores, davam oportunidade para maior interação entre os participantes. “Conhecer as boas práticas que já estão sendo implantadas por colegas e que geram oportunidades de novos negócios é inspirador”, comenta Áquila, dando como exemplo os cases de relacionamento com cliente e parceiros apresentados por Wesley Andrade e Fabricio Coelho.

“Para mim, o princípio da confiança na geração de negócios ficou ainda mais claro. Aqui na corretora somos, por tradição, focados na comercialização de seguros para automóveis. Nossos clientes estão conosco há um bom tempo e a relação é construída por meio de nossa presença e qualidade do produto Porto que oferecemos.

Se nosso negócio é orientado ao cliente e nossas ações são pautadas pela confiança, podemos, então, colocar em nossa grade novos produtos que agreguem ao que o segurado já compra de nós.

Por isso, desde o Congrecor, inserimos o Consórcio como um produto e a adesão tem sido muito positiva”, destaca.

“Os clientes confiam em nós porque sabem que oferecemos um produto de qualidade para eles. Nós confiamos na Porto porque sabemos que ela nos oferece excelentes condições e cumpre a promessa que é oferecida ao segurado.

Por outro lado a Porto confia em nós pois sabe que apresentamos os produtos de forma assertiva e zelosa, com base em seus princípios. Este ciclo da confiança mútua invariavelmente gera um ambiente positivo para que o negócio prospere sobre bases sólidas”, finaliza.

Fonte: Matheus Ribeiro – Pessoa Comunicação