Indenizações de seguros crescem 64,5 % no RS no primeiro semestre de 2022

Em coletiva de imprensa, presidente da CNseg destacou o caráter social do seguro rural que amenizou os prejuízos dos produtores rurais afetados por questões climáticas.

No primeiro semestre de 2022, o setor segurador pagou R$ 6,3 bilhões em indenizações, benefícios, sorteios e resgates, no estado do Rio Grande do Sul.

O número, que não inclui Saúde Suplementar, VGBL e DPVAT representou um aumento de 64,5% sobre o mesmo período de 2021. Em coletiva de imprensa realizada em Porto Alegre, o presidente da Confederação Nacional das Seguradoras, Dyogo Oliveira, chamou a atenção que o segmento de Danos e Responsabilidades (sem DPVAT) pagou 119,2% a mais em indenizações, impulsionado pelo seguro rural.

“O Rio Grande do Sul tem sido acometido por eventos climáticos desfavoráveis, a exemplo de três ondas de calor que atingiram o território no final de 2021. Os números mostram que o seguro foi essencial para o produtor rural gaúcho no período, o que fica evidente com o crescimento de 1.262,7% no pagamento das indenizações nos seis primeiros meses de 2022 na comparação com o mesmo período do ano passado.

Na arrecadação dos seis primeiros meses, o avanço foi de 17,2% com relação ao mesmo período de 2021, totalizando R$ 12,4 bilhões, sem considerar Saúde Suplementar e DPVAT.  Somente no seguro rural, a arrecadação avançou 42,1%, o que representa 17,4% do montante nacional.

Campanha do setor segurador

Dyogo Oliveira conta que a campanha institucional lançada pela CNseg, com o apoio das federações, “Seguro, Previdência Privada e Saúde. Pra tudo e pra todos”, reforça a importância de conscientizar a população que o seguro é um produto acessível a todos.

“O seguro tem importante caráter social, beneficiando principalmente as pessoas de menor poder aquisitivo. Se um empresário bem-sucedido tem um carro roubado, ele pode comprar outro imediatamente. Porém, para um feirante, isso pode representar não apenas parte importante do seu patrimônio, mas também, um instrumento essencial para sua atividade”.

A estimativa é que a ação impacte mais de 57 milhões de brasileiros, considerando o plano de mídia abrangente que inclui Tvs aberta e fechada, rádios, mídias sociais, entre outros. Também desenvolvido para a campanha, o hotsite seguropratodos.com.br reúne diversos conteúdos informativos.

Há depoimentos de quem precisou contar com a proteção do seguro em diferentes tios de imprevisto e um glossário desenvolvido pela CNseg com explicações sobre todas as modalidades de seguros disponíveis no mercado.

Fonte: CNseg – Foto Seguro Gaúcho