Torcedores do Flamengo sofrem acidente de ônibus e situação alerta sobre a obrigatoriedade do Seguro

No dia 19 de agosto, aconteceu um grave acidente envolvendo alguns torcedores do Flamengo na volta do jogo contra o Athletico Paranaense pela Copa do Brasil.

Segundo informações do site Extra, o ônibus que levava 10 integrantes da torcida Urubuzada de São Paulo para o Rio de Janeiro bateu em um caminhão na altura de Barra Mansa.

De acordo com a Paluama Corretora de Seguros, contratada pela viação Nossa Senhora da Penha, em contato com o CQCS, a companhia informou que a empresa envolvida no acidente possui seguro e o atendimento está sendo prestado aos passageiros.

Em entrevista ao CQCS, o advogado e diretor do SINCOR-DF, Dorival Alves, relatou que, infelizmente, o acidente ocorrido com o ônibus serve como um alerta para os profissionais corretores de seguros quanto à obrigatoriedade da contratação do Seguro RCO.

“O RCO é um Seguro de Responsabilidade Civil destinado às empresas que realizam transporte de passageiros em linhas regulares, fretamento e turismo, oferecendo coberturas obrigatórias que atendem aos órgãos fiscalizadores e ainda possibilitando contratações de coberturas facultativas para as empresas que vão além das exigências, possibilitando ao empresário contratar outras coberturas e garantias que estão expostas aos riscos do dia a dia, além do seguro do próprio ônibus”, disse o advogado.

Dorival Alves pontuou que o Seguro de Responsabilidade Civil – RCO, está previsto na Resolução da Agência Nacional de Transporte Terrestre – ANTT, tendo por fim cobrir danos causados aos passageiros e seus dependentes, em virtude de acidente quando da realização da Viagem em veículos que operam o transporte interestadual de passageiros.

“A garantia prevista por este seguro vigora durante a realização da viagem, iniciando-se no embarque do passageiro no ônibus, permanecendo durante todo o seu deslocamento pelas vias urbanas e rodovias, inclusive nas paradas, e se encerrando imediatamente após o desembarque”.

Dorival Alves ainda disse que para o empresário atuar no ramo de transporte de passageiros envolve muitas responsabilidades. Assim, além das empresas estarem cadastradas na Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, as empresas do setor devem contratar o Seguro RCO para ficarem devidamente regulamentadas e seus ônibus estarem autorizados a rodar.

“A apólice de Seguro RCO tem a finalidade de proteger a empresa, os condutores e os seus transportados, garantindo indenização em caso de danos materiais ou corporais aos passageiros, decorrentes de acidentes durante uma viagem”, frisou ele.

“Em muitas das vezes o empresário contrata tão somente o Seguro RCO e é neste momento que o corretor de seguros deve destacar os principais produtos seguros e suas garantias diante dos riscos que o cliente ou a sua empresa estão expostos”, finalizou Dorival.

Fonte: CQCS I Luana Neiva I Foto: Divulgação I Extra