Mais de três milhões de pessoas tinham seguro de saúde em 2021

Compartilhar nas redes sociais

Valor corresponde a 34,3% do universo composto pelos residentes em Portugal com 15 e mais anos.

Mais de três milhões de pessoas tinham seguro de saúde no ano passado, de acordo com dados do estudo Basef Seguros da Marktest, divulgado na terça-feira.

Segundo os dados, “para o acumulado do ano 2021, 3 milhões e 87 mil portugueses possuem ou beneficiam de seguro de saúde, um valor que corresponde a 34,3% do universo composto pelos residentes em Portugal com 15 e mais anos“, pode ler-se num comunicado.

“Analisando os dados evolutivos, verifica-se que em 16 anos, o número de beneficiários aumentou 90%”, indica a Marktest.

Os dados revelam, contudo, “que a posse deste seguro é bastante diversa entre a população, mostrando comportamentos heterogéneos entre as classes sociais, idade e regiões”.

“Os indivíduos pertencentes à classe social alta e média alta têm uma taxa de posse de seguro de saúde cerca de 2 vezes superior à dos indivíduos das classes média baixa e baixa”, pode ler-se.

E mais: “Por idades, observa-se que os indivíduos entre os 25 e os 34 anos e entre os 35 e os 44 anos apresentam uma taxa de posse de seguro bastante acima da média (respetivamente, 44,4% e 43,8%) baixando com o aumento da idade, até à taxa de posse de 21,3% nos indivíduos com mais de 64 anos”.

Analisando os dados por região, verifica-se que a percentagem de posse mais elevada deste tipo de produto regista-se na Grande Lisboa, com 43,5%, “um valor muito acima do observado entre os residentes no Interior Norte, onde não ultrapassa os 26,3%”.

Fonte: Noticias ao Minuto I CQCS