Seguradora EZZE oferece portabilidade para seguro habitacional individual

O cliente pode reduzir em até 10 vezes o valor total do seguro, diminuindo as prestações. Isso porque o Seguro Habitacional Individual utiliza taxa única para qualquer idade, o que o torna mais competitivo

Poucos brasileiros têm conhecimento dos detalhes do seguro habitacional. E ele é muito relevante no custo de um financiamento imobiliário. Pensando em como agregar valor ao consumidor alinhando tecnologia ligada à inovação e quebra de paradigmas, a EZZE Seguros criou, em parceria com a GEO, empresa especializada na criação de tecnologias para a área de seguros, a portabilidade. Sim, uma portabilidade como a que existe nas operadoras de celular ou em planos de previdência por consumidores que buscam condições mais vantajosas em seus contratos.

A portabilidade é um direito garantido ao consumidor desde 2009 e permite que os clientes comparem preços e não fiquem presos aos seguros oferecidos pelas instituições financeiras no momento de contratação do crédito imobiliário. Mas só agora, 13 anos depois, uma seguradora lançou a portabilidade. Trata-se do seguro habitacional Individual da EZZE, destinado para financiamentos a partir de R$ 300 mil.

Falando sobre este mercado, o CEO Richard Vinhosa tem uma certeza: “Trata-se de um nicho de negócio muito interessante para nós. Tem um potencial imenso e agrega valor ao consumidor, duas razões que atraem os corretores de seguros para a EZZE. É um lançamento que está dentro da nossa política de ter o cliente no centro da estratégia, com todos ganhando com a negociação. ”

Vinhosa afirma que como uma seguradora jovem e que investe no digital, o objetivo é oferecer aos clientes soluções para atender demandas reprimidas. “Nosso principal desafio foi nos colocar na posição do cliente para projetar um produto completamente inovador, que nunca foi feito antes. Tivemos que pensar e construir tudo do zero”.

Antes de mais nada, é preciso que o consumidor entenda uma diferença importante. Enquanto o seguro habitacional está ligado ao empréstimo ou financiamento e é acionado em caso de morte do titular, o seguro residencial protege o imóvel de eventos como raio, explosão, incêndio e inundação.

Segundo explica a CNseg (Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais), em sua cartilha sobre seguros, o seguro habitacional faz parte da formação do patrimônio do consumidor, já que o deixa protegido no processo de compra do imóvel. O seguro residencial atua na preservação do patrimônio.

De acordo com uma pesquisa realizada pela GEO, com alguns clientes de seguro durante o processo de desenvolvimento da plataforma online para o Seguro Habitacional Individual da EZZE, a maioria dos clientes afirmou que as principais preocupações no momento do financiamento eram documentação e aprovação do crédito. A existência do seguro e sua escolha não eram prioridades.

Segundo Rossana Costa, diretora da GEO, a expectativa é que o produto possa agregar ao mercado de crédito imobiliário a possibilidade real de escolha, sem qualquer direcionamento, permitindo ao cidadão uma economia substancial no custo do seu financiamento imobiliário. “A tecnologia é construída para o usuário, qual seja ele: o cliente, o corretor de seguros e as seguradoras”, acrescenta.

A obrigatoriedade do seguro não é ruim. Afinal, se o tomador do financiamento vier a óbito, o seguro quita a dívida e o beneficiário herda o imóvel. Há muitos casos assim durante a pandemia.

De abril de 2020 a dezembro de 2021 as seguradoras indenizaram mais de R$ 6 bilhões em diversos tipos de seguros por mortes decorrentes da Covida-19. “É um seguro bom para o agente financiador e para o tomador do crédito, pois a apólice quita o financiamento e libera o imóvel para o beneficiário sem dívida.

Apesar de ser obrigatório, o consumidor é quem escolhe qual seguradora oferece as melhores condições de pagamento e benefícios para fechar um contrato. Quanto menor for o valor do percentual do seguro, mais dinheiro sobra para o empréstimo, além do valor das prestações também ficar mais acessível e impactar menos a renda da família. A instituição financeira tem a “obrigação” de ofertar pelo menos dois seguros para o tomador do empréstimo.

De forma geral, o valor do seguro chega a representar entre 1% e 4% do valor de cada prestação do financiamento e considera questões como idade do segurado e riscos associados à contratação do crédito e ao empreendimento. “Com a opção da escolha, o cliente pode reduzir em até 10 vezes o valor total do seguro, diminuindo as prestações.

Isso porque o Seguro Habitacional Individual utiliza taxa única para qualquer idade, o que o torna mais competitivo”, explica Juliana Fonseca, executiva especializada no seguro habitacional na EZZE Seguros.

O seguro habitacional é, como diz o ditado popular, “a menina dos olhos”, do setor em 2022. A arrecadação do seguro habitacional, que mantém forte relação com o montante de financiamento imobiliário, apresentou um crescimento de 12% no ano passado, para R$ 5 bilhões em vendas.

Em 2021, os financiamentos de imóveis registraram alta de 65% na comparação com o ano anterior e atingiram R$ 205,4 bilhões. E, mesmo com a alta da taxa Selic, a expectativa é de crescimento neste ano também em razão da competitividade dos bancos neste nicho de financiamento de longo prazo e de fidelização de clientes.

Quer saber quanto pode economizar com o seguro habitacional? Clique neste link e veja a oferta que a EZZE tem para você. https://habitacionalindividual.com.br/

Fonte: Sonho Seguro