Seguradora Ageas lucra 129,8 milhões de euros em 2021

O grupo segurador atingiu um resultado de 129,8 milhões de euros, menos 14,5% face aos 150,8 milhões de 2020. Rácio de solvência fixa-se em 276%.

O grupo Ageas Portugal obteve em 2021 menos lucros do que em 2020, mas em comunicado informa que o volume de negócios (ramos Vida e Não Vida) ascendeu a 2,2 mil milhões de euros, o que correspondeu a um crescimento de 41% face a 2020.

Para esta melhoria contribuiu um acréscimo de 75% para 1,4 mil milhões de euros do negócio Vida (sobretudo nos produtos ligados a fundos de investimento), invertendo o que aconteceu em 2020, ano em que o ramo Vida tinha registado um decréscimo de 42,8%, devido à pandemia.

Por seu turno, o ramo Não Vida obteve um crescimento mais modesto de 6%, para 882 milhões de euros, embora em comunicado a seguradora Ageas dê nota de que “em ambos os negócios a evolução foi acima da verificada em todo o mercado segurador”.

Para os resultados positivos – apesar de 2021 ainda ter sido marcado pela pandemia – o grupo Ageas Portugal fechou o ano em linha com o esperado, atingindo 129,8 milhões de euros, “com um contributo positivo de todos os seus segmentos de negócio – Não Vida, Vida e Pensões”. Ainda assim, a companhia ressalva que em 2021 se retomou “o nível de sinistralidade pré-pandemia”.

Com uma quota de mercado global de 16,4%, o grupo assume-se como um dos líderes do mercado e sublinha em comunicado que “a quota de mercado do Ramo Vida fixou-se nos 18,1%, enquanto no Ramo Não Vida [se fixou] em 14%, prosseguindo a trajetória de crescimento evidenciada nos últimos anos”.

E dá ainda nota de que no negócio de fundos de pensões, que comercializa através da Ageas Pensões, é “líder de mercado com uma quota de 27,6% e um crescimento dos montantes geridos de 3,6%”.

O rácio de solvência, que permite aferir se as seguradoras são capazes de pagar aos seus segurados caso surjam cenários que possam ser adversos, este ano situou-se nos 276% “refletindo a solidez financeira do grupo”, sublinha a seguradora liderada por Steven Braekeveldt.

Para o presidente executivo do grupo, “estes resultados são o reflexo de um trabalho constante de uma equipa ímpar”. O gestor acrescenta que o ano foi também marcado “pelo desenvolvimento e promoção de grandes iniciativas focadas na
literacia financeira, saúde, sustentabilidade, impacto social, inovação, prevenção e proteção”.

Em 2021 o número de colaboradores aumentou para 1307 e o número de clientes ascendeu a 1.811.605.

O presidente executivo da Ageas refere ainda em comunicado que 2022 “será, certamente, um ano muito especial, uma vez que marca a mudança para os novos edifícios em Lisboa e Porto, onde finalmente juntamos todos os nossos colaboradores num só local, em cada cidade”.

“Na nossa nova estratégia, pretendemos potenciar parcerias, potenciar a tecnologia, dar continuidade à criação de uma cultura muito focada no desenvolvimento e aprendizagem de cada uma das nossas pessoas, na inovação e na criação de impacto positivo na sociedade e no planeta, com uma forte estratégia de sustentabilidade”, diz ainda o mesmo responsável.

Fonte: Expresso – Foto Pixabay