Feliz Páscoa

Compartilhar nas redes sociais

Pois então. A simbologia não está no chocolate, está no ovo e, também, no coelho. O ovo é considerado símbolo de nascimento e fertilidade desde as civilizações primordiais e, em diversas civilizações, eram presenteados em eventos diversos, como a chegada da primavera ou o Noruz, na Pérsia zoroastrista.

Bem mais adiante, o costume foi absorvido pelos católicos e passou a representar o renascimento de Cristo. De ovo, para ovo pintado e decorado foi uma evolução rápida. Recentemente, começou-se, também, a transformar chocolate em ovos para serem presenteados neste dia. Já a origem do coelho é mais difusa.

O animal é tanto símbolo de fertilidade em culturas ancestrais como símbolo de virgindade no catolicismo (pois acreditava-se que a lebre era capaz de procriar sem perder a virgindade).

Outras histórias ainda, atribuem ao fato do coelho ser o primeiro a sair da toca na primavera e, também, à possível presença de um coelho preso sob os escombros do túmulo recém aberto por Jesus, no domingo, tornando-o a primeira testemunha da ressurreição. Sendo assim, tenha uma Páscoa muito feliz com sua família, seja o chocolate na forma de coelho, de ovo, ou de forma nenhuma. O que importa é estar em família.