Cultura de proteção cresce entre brasileiros

Cultura de proteção cresce entre brasileiros Foto: Pixabay

Para atingir mais pessoas, é preciso ampliar a conscientização sobre a importância do seguro durante toda a jornada da vida

Nos últimos dois anos, o brasileiro passou a valorizar ainda mais o planejamento financeiro. É uma atitude fundamental em todos os momentos — e não apenas durante crises e grandes choques globais, mas também no dia a dia, que impõe situações de imprevisibilidade às famílias e empresas.

O que a pandemia deixou claro é que seguro representa, acima de tudo, continuidade. No caso de um automóvel furtado, por exemplo, isso proporciona uma reposição ágil do veículo — o mesmo princípio vale para o imóvel comercial que passa por dano grave, como incêndio e inundação. Em seguros de saúde e vida, a lógica é ainda mais clara.

As coberturas evitam que a vida das pessoas e de suas famílias seja paralisada diante dos acontecimentos. O plano de previdência vai na mesma linha, permitindo uma fonte de renda constante quando o ciclo profissional se encerra.

Os aprendizados foram enormes, e o país pode avançar na cultura de proteção e assim alcançar o nível de conscientização de outros lugares. Aqui, 18% das pessoas têm seguros de vida, contra 30% nos Estados Unidos, em 2020.

No Brasil, 17% são clientes de previdência privada. Na Alemanha, o índice chega a 43% (dados da CNseg e Universidade de Oxford).

A pandemia, o grau de instabilidade que ela adicionou à vida de todos, assim como a consciência de que é preciso planejar o futuro, está provocando uma mudança de cenário.

Segundo a Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), em 2021 a arrecadação do setor cresceu 11,8% em relação a 2020, sem levar em consideração o setor de saúde e o seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT).

Há espaço para irmos mais longe. E o setor pode e deve fazer sua parte, fortalecendo canais de comunicação com clientes e cidadãos em geral, inclusive com a população mais jovem. Para ampliar essa conversa, o papel do marketing é fundamental, incluindo o uso de redes sociais.

O Grupo Bradesco Seguros atua de forma assertiva em todos os principais canais, com uma linguagem que leva em consideração as características de cada rede. Somos inclusive pioneiros no segmento no TikTok e no Kwai, plataformas que são muito acessadas pelo público mais jovem.

Apostamos fortemente na inovação para nos mantermos como referência de mercado. E investimos na comunicação com todos os nossos públicos, incluindo clientes, consumidores e corretores, com ações integradas nos mais variados canais, com transparência e clareza. Utilizamos os canais adequados para cada perfil, com conteúdo relevante.

Não é uma tarefa simples: a comunicação mudou. Não basta transmitir as mesmas informações, da mesma forma, para todas as pessoas, o tempo todo. A abordagem que funciona num determinado momento, para um determinado público, não tem relevância em outro contexto. Por isso nós, no Grupo Bradesco Seguros, fazemos um esforço contínuo para manter uma linguagem atual ajustada para cada momento e cada canal.

O grupo tem como principal compromisso proteger a vida, o futuro, a saúde e o patrimônio das pessoas, oferecendo um portfólio variado de produtos para indivíduos dos mais variados perfis, considerando o cenário e os planos futuros.

É assim, com ampla participação na sociedade e ações de marketing que dialogam com todos, que o Grupo Bradesco Seguros busca estar sempre com o segurado, apoiando-o em todas as horas, nas diferentes fases da vida, lembrando sempre, de forma criativa e assertiva, que todas as pessoas, ma is cedo ou mais tarde, vão precisar — ou sentir falta — de um seguro.

Acima de tudo, como empresa e como profissionais de marketing ligados à área, somos comprometidos com a sociedade em geral. Sabemos da nossa maior responsabilidade: difundir a cultura da proteção, trazendo informações e conteúdos que educam e têm impacto positivo para a vida das famílias. Afinal, uma sociedade com seguros é mais estável. Produz mais, consome mais, realiza mais obras e tem maior proteção quando mais precisa de apoio, porque conta com a capacidade de se planejar, garantindo proteção em todos os momentos.

• 18% das pessoas têm seguros de vida no Brasil, contra 30% nos EUA
  • A previdência privada chega a 17% da população no Brasil. O índice chega a 43% na Alemanha
  • Em 2021, a arrecadação do setor de seguros cresceu 11,8% no Brasil

Fonte: O Globo I CQCS