Covid-19: “Assistimos às taxas de mortalidade mais altas que já vimos”, apontam seguradoras

O verdadeiro número de mortes causadas pela pandemia da Covid-19 nos Estados Unidos provavelmente está a ser subestimado, devido aos efeitos duradouros e pouco compreendidos da infeção e outras complicações mortais que surgiram durante os últimos dois anos.

“Estamos a assistir agora às taxas de mortalidade mais altas que já vimos na história do nosso negócio”, revelou J. Scott Davidon, CEO da seguradora OneAmerica.

“As taxas de mortalidade aumentaram 40% em relação às que eram antes da pandemia”, apontou, referindo-se a pessoas entre 18 e 64 anos – as mortes entre americanos mais velhos também aumentaram, com 1 em cada 100 com mais de 65 anos a morrer.

A estimativa do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) aponta para uma estimativa de um excesso de 942.431 mortes nos EUA desde fevereiro de 2020. As populações hispânicas, negras e nativas americanas e nativas do Alasca foram afetadas de forma desproporcional com altas taxas de mortalidade, de acordo com um estudo. “Uma catástrofe representa um aumento de 10% em relação aos [míveis] pré-pandémicos. Então, 40% é simplesmente desconhecido. ”

Muitas das mortes não são contabilizadas na contagem oficial da Covid-19, segundo explicou, porque aconteceram meses após as infeções. “As mortes que estão a ser relatadas como sendo da Covid-19 subestimam muito as perdas reais de mortes de pessoas em idade produtiva. Pode não ser Covid-19 nos atestados de óbito, mas as mortes estão a aumentar em números enormes. ”

As seguradoras americanas assistem ainda a um aumento nos pedidos de indemnização por invalidez – primeiro de curto prazo e agora a longo prazo, por causa da Covid-19 longa e no atraso no atendimento de outras doenças.

“Porque as pessoas não conseguiram obter os cuidados de saúde que ele precisam porque os hospitais estão superlotados”, explicou Davidon. É uma tendência “consistente” em todos os intervenientes do negócio dos seguros.

Fonte: MultiNews – SAPO