Swiss Re reverte prejuízo e lucra US$ 1,3 bilhão em nove meses de 2021

“Os resultados nos dão confiança para o restante do ano e até 2022, com todos os nossos negócios bem posicionados para continuar seu forte desempenho”, disse o CEO Christian Mumenthaler.

Swiss Re registrou lucro líquido US$ 1,3 bilhão de janeiro a setembro de 2021, revertendo o prejuízo líquido de US$ 691 milhões no mesmo período do ano anterior. O lucro líquido excluindo COVID-19 aumentou 38% ano a ano para US$ 2,3 bilhões.

O resultado foi comemorado pela empresa, pois o ganho foi conquistado apesar do grande volume de pedido de indenizações por tempestades em ambos os lados do Atlântico.

As reclamações de grandes catástrofes naturais – incluindo o furacão Ida nos Estados Unidos e inundações na Alemanha e em outros lugares – totalizaram US$ 1,7 bilhão no período, um valor que foi maior do que a empresa inicialmente esperava.

“Os resultados nos dão confiança para o restante do ano e até 2022, com todos os nossos negócios bem posicionados para continuar seu forte desempenho”, disse o CEO Christian Mumenthaler, em um comunicado.

O balanço traz um ROE de 6,6%, no contexto da pandemia contínua de COVID-19 e de grandes eventos de catástrofe natural. Os prêmios líquidos ganhos e a receita de comissões para aumentaram 5,9%, para US$ 32 bilhões nos primeiros nove meses de 2021 em comparação com o mesmo período do ano passado, com todas as empresas relatando aumentos.

A Swiss Re alcançou um retorno sobre os investimentos de 3% nos primeiros nove meses de 2021. O resultado do investimento foi amplamente impulsionado por receitas recorrentes, bem como ganhos de avaliação patrimonial, combinados sem prejuízos de crédito, no ambiente de baixo rendimento.

A resseguradora atribuiu o bom desempenho aos resultados de subscrição em sua divisão de resseguros de seguros de danos, ou Property & Casualty (P&C). Sua divisão de resseguros de vida e saúde perdeu dinheiro devido a sinistros relacionados à COVID 19. No ano passado, a Swiss Re divulgou seu primeiro prejuízo desde a crise financeira de 2008, mas havia dito que esperava retornar aos lucros neste ano financeiro.

O segmento de resseguro de vida e saúde, a L&H Re, relatou um prejuízo líquido de US$ 62 milhões nos primeiros nove meses de 2021. Isso se compara a uma receita líquida de US$ 72 milhões no período do ano anterior, uma vez que a empresa incorreu em sinistros significativamente maiores relacionados ao COVID-19 de US$ 1,2 bilhão nos primeiros nove meses de 2021, originados principalmente dos Estados Unidos.

Apesar do impacto da pandemia, a L&H Re relatou receita líquida positiva para o segundo e terceiro trimestres de 2021. Os prêmios líquidos ganhos e as receitas de comissões aumentaram 10,2% para US$ 11,1 bilhões, sustentados por grandes transações e desenvolvimentos cambiais favoráveis.

Fonte: Sonho Seguro