CEO da Llyod’s crava: Clima é “oportunidade” da indústria de seguros

clima é o “risco sistêmico final” e representa “a maior oportunidade única que a indústria de seguros já viu”, de acordo com o CEO do mercado secular de seguros Lloyd’s, John Neal.

Em entrevista à CNBC, John Neal, que dirige a empresa britânica, tentou traçar um quadro de como seu setor funcionaria no futuro. “Pensamos na Covid como um risco sistêmico – o clima é o risco sistêmico final, então esta é nossa chance de mostrar às empresas, comunidades e até governos como podemos ajudar”, afirmou Neal, que falava na conferência sobre mudanças climáticas COP26 em Glasgow, Escócia, disse na semana passada.

De inundações e aumento da temperatura a ondas de frio, as consequências de eventos relacionados ao clima já afetam o setor de seguros de várias maneiras.

A Associação de Seguradoras Britânicas diz que um congelamento extremo no Reino Unido durante 2018 levou a pagamentos por tubos estourados totalizando US$ 263,16 milhões em um período de três meses.

No mesmo ano, uma onda de calor extrema viu mais de 10.000 casas no Reino Unido reclamarem por danos causados ​​por afundamento. Isso ultrapassou £ 64 milhões, de acordo com a ABI.

Preocupações da ABI

Juntamente com os pagamentos, a ABI aponta para outro obstáculo potencial. “Há o risco de que, se houver uma transição desordenada para uma economia de baixo carbono, o valor de muitos dos ativos em que as seguradoras investem caia sem aviso prévio”, diz o documento.

A ABI argumenta que o acima também representa uma oportunidade para as empresas que fazem uma mudança antecipada para “ativos mais sustentáveis”.

Embora possa haver oportunidades, também há desafios, conforme destacado por um relatório abrangente que examina as mudanças climáticas e os seguros da Deloitte.

Preparação, ao que parece, é a chave. Entre outras coisas, o resumo executivo do relatório da Deloitte descreve muitas seguradoras como ainda tendo “algum caminho a percorrer para entender como as mudanças climáticas afetarão seus modelos de negócios a médio e longo prazo”.

O litígio com foco no clima é outra questão. Na semana passada, uma publicação da campanha Segure Nosso Futuro disse que as seguradoras estão “acordando para o risco crescente de que possam ter de pagar pelos custos legais e danos de empresas de combustíveis fósseis visadas por ações judiciais climáticas”.

ESG

Ideias relacionadas a ESG – ambiental, social e governança – se tornaram um tema quente nos últimos anos, com uma ampla gama de empresas tentando aumentar suas credenciais desenvolvendo práticas de negócios que atendem aos critérios vinculados a ESG. O setor de seguros não é diferente.

Falando com Steve Sedgwick da CNBC na COP26 na semana passada, Christian Mumenthaler, que é CEO da empresa de resseguros Swiss Re, disse: “Em 2017, mudamos toda a base de 100 bilhões de ativos para os padrões ESG … continuamos investindo em todos os setores, mas escolhemos apenas os 50% melhores em termos de ESG. ”

Mumenthaler foi questionado se isso incluía carvão. “Inclui tudo do lado do investimento”, respondeu ele. “Há certas coisas que excluímos, então se você é uma empresa de carvão puro, isso está excluído. ”

“Mas é como girar o parafuso ao longo do tempo, porque dizemos que a pegada de carbono desse portfólio de ativos deve cair para zero até 2050”, acrescentou.

Em relação à subscrição, Mumenthaler ofereceu a mesma ideia de “girar o parafuso”. “Não financiamos novas usinas de carvão, dissemos às pessoas que vamos eliminar as existentes: 2030 nos países ricos, 2040 nos países pobres. ”

Ele enfatizou a importância de criar um diálogo, de conversar com os CEOs, como o próprio representante da Lloyd’s, para “incentivá-los a aderir ao movimento”.

Dados e o longo prazo sob a ótica da Llyod’s

De volta ao executivo da Lloyd’s, Neal foi questionado sobre a precificação do risco climático ao fornecer seguro e se as ferramentas estavam disponíveis para fazer isso. Sua resposta enfatizou a importância de reunir conhecimento durante um período de tempo prolongado.

“Temos 25 anos de dados meteorológicos de alta qualidade”, disse ele. “A frequência e a gravidade das … tempestades convectivas, até a atividade relacionada a furacões que vemos nos Estados Unidos – temos dados incríveis sobre isso”, acrescentou ele.

“A vantagem que temos é diferente de, digamos, seguradoras de vida, onde estão tomando decisões de longo prazo, estamos reprecificando nossos produtos a cada 12 meses”, completou o CEO da Lloyd’s.

“Então, em tempo real, estamos gerenciando o clima e tentando entendê-lo e, em seguida, extrapolando isso através de uma lente climática. ”

Olhando para o futuro, Neal estava otimista quanto às perspectivas de seu setor no futuro. “O setor de seguros administra US $ 35 trilhões, então fazemos parte da solução, se quiser, de colocar nossos ativos em ação para apoiar a transição”, disse ele.

O executivo concluiu dizendo: “Eu genuinamente, genuinamente acho … o clima é a maior oportunidade individual que a indústria de seguros já viu. ”

Fonte: Eu Quero Investir