Seguro patrimonial ajuda negócios a continuar atuando mesmo com imprevistos

O Mercado de Seguros vem crescendo cada vez mais e é muito importante tanto para a proteção das pessoas como de uma empresa.

Um exemplo é o seguro patrimonial, que apresenta diversos benefícios, como a fácil contratação, flexibilidade e uma grande diversidade de coberturas, que visam atender as necessidades dos clientes de acordo com o segmento em que atua.

De acordo com a diretora de Seguros Gerais da MAPFRE, Patricia Siequeroli, o seguro pode ser comparado com o fato de ter dinheiro no caixa. “É importante para não fechar as portas, subitamente, devido a ocorrência de um imprevisto como um incêndio e deixar seus clientes sem atendimento, fornecedores sem receber por seus materiais ou serviços, colaboradores desempregados, ou seja, permanecer em atividade”, destacou.

O seguro é uma das importantes medidas para garantir a segurança da empresa e deve fazer parte do custo fixo.

O papel do seguro patrimonial é indenizar a empresa pelos prejuízos causados por imprevistos, que podem ser decorrentes de roubo, incêndio, danos elétricos, vendaval, tumultos.

Também é possível acionar assistências gratuitas, que cobrem problemas de encanamento, de chaves, com vidros, eletricidade, necessidade de segurança e vigilância, entre outros, que podem ocorrer a qualquer momento. Em um único seguro, o contratante pode proteger sua empresa de diversos riscos.

O Seguro Patrimonial pode ser contratado por empresas de diferentes portes, pois afinal o seu objetivo é garantir a segurança do negócio. “Independentemente do tamanho ou segmento em que atua, a contratação do seguro garante que, em caso de imprevistos, as atividades do negócio não sejam prejudicadas”, comentou Patrícia

É imprescindível que o corretor de seguros tenha conhecimento técnico para comercializar esse produtoEle faz o mapa de riscos da operação, que deve ter um inventário do patrimônio, como imóveis e utensílios, maquinários, mercadorias e o custo de reposição dos bens em caso de um imprevisto.

Segundo Patrícia, o profissional deve estar apto a levantar o custo de reconstrução do imóvel, o primeiro passo para o cálculo do seguro. “É preciso obter a média do quanto será gasto para a reconstrução do imóvel, considerando o valor do metro quadrado a ser construído, material e mão-de obra especializada e apresentar uma estimativa do montante necessário”, comentou a diretora de seguros gerais da MAPFRE.

O cálculo da apólice deve ainda considerar o valor desse conteúdo, cujo preço deve ser comprovado por meio de nota fiscal ou ativo fixo, em caso de reposição.

Fonte: CQCS | Juliana Winge