Cartilha orienta gestores municipais sobre apoio ao Novembro Azul

Compartilhar nas redes sociais

O diagnóstico precoce é o melhor caminho para a cura do câncer de próstata, o segundo mais comum e o que mais causa mortes no Rio Grande do Sul. No entanto, os homens buscam menos do que as mulheres os serviços de saúde. A campanha Novembro Azul busca incentivar a população masculina a fazer exames preventivos, procurando os serviços preventivos.

Criada pela Secretaria da Saúde, a cartilha Novembro Azul Retomada dá apoio ao Novembro Azul com uma ação estratégica junto aos gestores para organizar e fortalecer a rede de atenção à saúde, com ações voltadas para a saúde integral dos homens, especialmente quanto ao câncer de próstata, mas também ao de cavidade oral e digestivo, além das doenças cardiovasculares, consumo de álcool e outras drogas, e prevenção ao suicídio.

A cartilha orienta os gestores municipais a iniciar ou fortalecer a retomada dos atendimentos de saúde, não somente dos casos agudos, de busca espontânea, mas também no acompanhamento dos pacientes crônicos e no diagnóstico de doenças de alta prevalência e gravidade, como os cânceres.

Também visa integrar a população masculina aos cuidados de saúde, estimulando a realização de exames, participação em grupos reflexivos, nas ações pré-natal dos parceiros. Para isso, a cartilha orienta os gestores sobre como organizar os serviços, por exemplo, oferecendo atendimento em horários alternativos ou nos finais de semana.

“É mais uma ferramenta de conscientização, informação e de decisão dos gestores quanto às ações de prevenção, promoção e cuidado em saúde da população masculina”, explicou Carlos Antônio da Silva, da Política de Saúde do Homem, do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde (DAPPS), da SES/RS.
Clique aqui e acesse a cartilha.
https://saude.rs.gov.br/upload/arquivos/202111/11163902-novembro-azul-retomada-dos-cuidados-de-saude-pptx.pdf
Fonte: Secretaria da Saúde RS